O Filme

Big SurTítulo original: Big Sur
Título no Brasil: Big Sur
Data de estreia nos EUA: 23 de janeiro de 2013, no Sundance Film Festival.
Data de estreia no Brasil: 7 de setembro de 2013, no Indie Festival de Belo Horizonte
Ano de gravação: Abril de 2011
Direção: Michael Polish
Roteiro: Jack Kerouac (livro) e Michael Polish
Elenco: Josh Lucas, Kate Bosworth, Radha Mitchell, Henry Thomas, Anthony Edward, Balthazar Getty, Patrick Fischler, Stana Katic e Jean-Marc Barr
Produzido por: Ross Jacobson, Adam Kassen, Michael Polish e Orian Williams
Produtoras: 3311 Productions

Classificação indicativa: 16 anos
Gênero:
 Drama
País de origem: Estados Unidos
Duração: 1h 21min
Avaliação no IMDB: 5,9/10 de 1.589 usuários

Sinopse

O filme mostra o momento da vida do escritor Jack Kerouac após o sucesso memorável de On The Road (Na Estrada).

Devastado pelo alcoolismo, mais velho e atormentado por dúvidas, Kerouac se isola na cabana de seu editor Lawrence Ferlinghetti, na pequena cidade costeira de Big Sur, na Califórnia.

Questionando o seu talento, sua fé e sua mortalidade, o que se segue naquelas fatídicas três semanas de agosto de 1960 é tanto assustador, quanto revelador. Kerouac (Jean-Marc Barr) é capaz de encontrar beleza e alegria em seu entorno, mas se vê incapaz de enfrentar sozinho seus próprios demônios. Ele embarca em uma rota de colisão visceral de paranoia, sexo, delírio e loucura.

Participação de Stana Katic

Personagem: Lenore Kandel

Apesar da participação de Stana Katic no filme ser bem curta, sua personagem, Lenore Kandel, a poetisa beat, possui uma história de vida real bastante interessante.

Em 1960, Lenore se mudou de Nova York, sua cidade natal, para San Francisco, onde ela conheceu o personagem principal do filme e escritor beat Jack Kerouac. Em 1962, ele a imortalizou como Romana Swartz, uma “monstra romena de beleza típica não sei de onde (quer dizer com aqueles grandes olhos púrpura e muito alta…)“, em Big Sur (1962), o livro que inspirou o filme. No livro, ela é descrita como a namorada de Dave Wain (baseado em Lew Welch) e descreve como ela andava pela Casa Orientalista Zen vestindo apenas calcinhas roxas. Kerouac a descreve como uma morena linda, “inteligente, culta, (que) escreve poesia, estuda o Zen, sabe tudo, na verdade“. (Big Sur, p. 50)

Mais tarde, ela ficou conhecida brevemente como a autora do livro de poesia The Love Book, um pequeno panfleto que consiste em quatro poemas. O livro foi censurado por conta de seu poema To Fuck With Love (em tradução livre, Foder com o Amor). A polícia apreendeu seu trabalho como sendo uma violação dos códigos de obscenidade estaduais tanto da livraria City Lights Books, quanto da The Psychedelic Shop, em 1966. Mais tarde, Lenore ganhou Status Célebre. Ela mesma defendeu seu trabalho como sendo “erótico sagrado”. O júri declarou o livro obsceno e sem qualquer valor social, em 1967, e as vendas aumentaram. Então, Kandel agradeceu a polícia, doando 1% de todos os lucros para a Associação dos Policiais Aposentados. A decisão de censura foi anulada em recurso e o livro continuou a vender bem.

Inicio » Filmes | Movies » 2012: Big Sur

Curiosidades

  • O filme foi gravado em Big Sur e em San Francisco, ambos na Califórnia.
  • Esta é a segunda colaboração de Stana Katic com os irmãos Polish. Seu primeiro filme com eles foi For Lovers Only.
  • O filme estrou no Sundance Film Festival, em 23 de janeiro de 2013 e no San Francisco International Film Festival, em 28 de abril do mesmo ano. Somente em 01 de novembro de 2013, o filme estreou nos cinemas norte-americanos.
  • Este foi o primeiro filme de Stana Katic a estrear em um festival de filme independente no Brasil. Big Sur estreou em 7 de setembro de 2013, no Indie Festival de Belo Horizonte e em 24 de setembro, no de São Paulo.

Site Oficial IMDB Galeria de Fotos Vídeos

Assista: Na TV Google Play BR