Por 

A série da ABC Castle está (ostensivamente) a caminho de um casamento.

A série de drama da ABC (segunda-feiras às 10/9c) começou a sexta temporada com Kate alegremente aceitando o pedido de casamento de Rick – a segunda maior decisão que ela fez, após escolher trocar seu distintivo da polícia de NY por uma doce aparição na força tarefa federal sediada em D.C.

Durante a visita da TV Line ao set de Castle, Stana Katic compartilhou de seus pensamentos sobre o novo e duplamente emocionante futuro de Beckett, as complicações que “Caskett” devem enfrentar agora e a possibilidade de uma fuga para casar. Também: Rick e Kate = Romeu e Julieta?

TV Line: Você se preocupou quando ficou sabendo dessa história de pedido de casamento/escolha de trabalho que estava vindo ao final da temporada passada?
Não. Eu achei que essa fosse a trajetória adequada para a personagem. E eu também acho um tema atual, algo que muitas mulheres se identificam hoje em dia. Mulheres estão na força de trabalho e estão equilibrando carreira e uma casa de maneira que há 30, 40 anos atrás as pessoas não teriam tentado – e elas são bem sucedidas nisso.

TV Line: Mas você definitivamente não queria ver Beckett renunciar esse trabalho em nome do relacionamento deles. Você chegou a dizer que isso a faria uma “perdedora”.
[Risos] Essa é a versão extrema disso, sim. Mas os relacionamentos de verdade não são comprometidos porque uma pessoa está tendo sucesso em sua carreira. Relacionamentos de verdade são comprometidos por causa de outras coisas que são exclusivas aos problemas que essas pessoas têm. E se você não consegue superar a dificuldade de “Como vamos fazer isso dar certo, enquanto você é bem sucedida em sua carreira,” haverá TANTOS outros obstáculos maiores, mais poderosos e mais importantes, que não faz muito sentido continuar nesse relacionamento. Se eu tivesse um companheiro com um nível de sucesso que precisa se transferir para a China ou Paris para realizar um sonho pessoal, eu o apoiaria de todo coração. A coisa poderosa sobre esses personagens que interpretamos é que um deles é um escritor, e isso não é exatamente um trabalho de uma cidade só. Você pode transitar.

TV Line: Isso é o que falei na última primavera – que isso, ele não pode trabalhar fora de um loft em Georgetown?
Exato. E não é como se D.C. e Nova York são como Dubai e Londres.

TV Line: Você sentiu como se os últimos episódios da quinta temporada foram completamente orgânicos? Rick basicamente pisou numa bomba pela Kate e daí ela está quase beijando Ioan Gruffudd, e não sendo 100% honesta sobre o trabalho… Isso fez sentido para você como atriz?
Eu não sinto como se ela beijou Ioan; eu sinto como se ele a beijou. E eu esperava que pareceria era que ela estava dedicada ao seu relacionamento com Castle, mas naquele momento talvez a pergunta verdadeira dessa história fosse de que Castle não estava necessariamente ciente da coisa maravilhosa que ele tinha e estava distraído. E a distração se tornou uma prioridade.

TV Line: Ele estava escolhendo videogames a vo-dee-oh-doh-doh.
[Risos] Sim, ele estava escolhendo videogames a uma garota usando sua camisa.

TV Line: Andrew Marlowe me disse que essa será a temporada de complicações.
O que é excitante, na verdade, porque eu acho que eles estão dispostos a tomar todos os riscos com a história essa temporada – e eu acho que devemos fazê-lo. Temos que balançar as coisas. Foi muito legal a última temporada quando os dois personagens estavam em um relacionamento, mas como consequência da mudança eles estão tendo dificuldades de ir por essas águas. Mas, o que é muito bom é que os dois querem que dê certo. Eu acho que Castle vem de um ponto de vista maravilhoso quanto a isso. Ele entende que ele é o escritor, e eu sinto como se o personagem está realmente apoiando a progressão da carreira de sua parceira e seus sonhos. As pessoas devem ajudar uns aos outros a crescer, isso é a MINHA versão do que eu espero que um relacionamento faça no fim das contas, e eu acho que esses dois personagens fazem isso. Não é sempre fácil, mas eles estão nisso juntos. E quando se está nisso junto você diz, “OK, eu quero que você cresça e nós superaremos todos os obstáculos,” isso mostra certa quantidade de força e um futuro maravilhoso para essas pessoas.

TV Line: Enquanto isso, em D.C., no novo trabalho… Beckett está completamente em seu território ou ela está aprendendo as coisas?
Tem um pouquinho de aprendizado. Ela está cometendo alguns erros de principiantes e ela quer se provar para sua nova parceira e mentora, interpretada por Lisa Edelstein. Lisa é maravilhosa. Nós nos demos muito bem, e eu adorei contracenar com ela. Ela faz perguntas interessantes e está sempre forçando a história para criar a melhor versão dela.

TV Line: Como você descreveria a dinâmica de Beckett e McCord?
A dinâmica inicial é de que McCord é a mentora durona e cheia de expectativas e que Beckett, no papel é ótima, mas ela terá que provar. Essas duas pessoas têm que se proteger no campo de batalha, e as consequências são mortes. McCord precisa saber que Beckett pode cumprir esse papel, porque é de alto risco. McCord não é sua melhor amiga logo de cara, mas elas desenvolvem um tipo de companheirismo durante o segundo episódio (da história de 3 episódios de Edelstein). Novamente, os riscos são globais nesse momento. Não é concentrado exclusivamente na cidade de New York, e isso é desafiador para Beckett de uma maneira diferente. Algumas dessas coisas são coisas que a vimos fazer nos últimos cinco anos. Ela sabe como interrogar pessoas, ela sabe como buscar a verdade…

TV Line: …mas suas habilidades até agora foram pouco localizadas.
Sim, e isso é diferente. Sim, isso é de um âmbito maior, o macrocosmo.

TV Line: Você ouviu alguma coisa sobre o Senador Bracken (interpretado por Jack Coleman) voltar?
Sim, ele voltará – mas não sei quando e não sei como.

TV Line: Eu pergunto, pois alguns fãs tinham uma teoria de que ele apareceria nessa história em D.C…
Sim, é uma história interessante a respeito disso. Para mim, o elemento principal (de Castle) é a história de amor deles, esses dois personagens que são feitos um para o outro e como eles ficam juntos e como eles têm crescido. E então há o mundo em torno deles com amigos e familiares e tudo isso.  Mas isso tudo acontece junto dessas histórias de fundo que temos por aí, e essa é uma ótima temporada para nós para seja resolver isso ou mergulhar mais a fundo. Uma delas é a história de Bracken e outra é a história do pai de Castle – dois cenários de altos riscos. E as vezes você se pergunta, porque essas duas pessoas ficaram juntas? As vezes quando conhecemos alguém, parece que estamos juntos porque há um proposito cósmico maior, e eu imagino se não há algo ainda maior do que eles dois apenas estarem juntos. Sabe o que quero dizer? Como com Romeu e Julieta, eles ficaram juntos, eles são loucos um pelo outro, mas no final a história deles mudou tudo para todos ao redor deles.

TV Line: Então, talvez Kate e Rick estando juntos fosse de alguma maneira uma peça necessária para ela conseguir finalizar o caso do assassinato de sua mãe? Como um momento decisivo – se Castle estivesse escolhido uma musa diferente, talvez você nunca encontrasse Bracken.
Possivelmente. E talvez ele nunca encontrasse seu pai? Talvez essas duas pessoas estão juntas não só porque eles se completam, o que eu acho que eles o fazem, mas também porque eles estavam destinados a estarem juntos. Eu não sei se eu acredito em destino, mas talvez nessa história ele está lá, porque (eles estarem juntos) arrumou muita coisa errada. Isso seria interessante, seria interessante de explorar.

TV Line: Por último, claro que nós falaremos supostamente sobre um eventual casamento. Um dos nossos leitores queria perguntar: “Você gostaria de ver Kate e Rick fugindo para casar”?
[Sorriso] Eu acho que eu gostaria de ver os preparativos (para o casamento). Eu gostaria de ver as complicações de colocar as duas famílias e todas as suas opiniões em um evento. Eu acho que casamentos são temas fabulosos  para comédia, então eu adoraria ver isso!