Por Tina Turnbow

Quando me encontrei recentemente com Stana Katic, no Crosby Hotel, ela estava emocionada, pois havia acabado de saber que sua série Castle (na qual ela interpreta uma detetive) havia sido renovada para uma quinta temporada. Katic estava se preparando para ir para alguns compromissos, então um pouco de maquiagem e um pequeno bate-papo foram apropriados para a ocasião. Ela me atualizou sobre seus projetos de filmes futuros: Big Sur (sobre Jack Kerouac) e CBGB (sobre o club de rock), e revelou como ela mantém a pele brilhando e seu corpo em forma.

Qual você acha que é a maior qualidade de beleza que uma mulher pode possuir?
Boa pele! É a chave. Cuidar da minha pele é muito importante para mim. Eu tento ver um dermatologista e fazer tratamentos faciais regulares, quando posso. Isso pode fazer toda a diferença. Eu uso mais tratamentos de pele holísticos e naturais. Eu vou a esse spa holístico maravilhoso, em Los Angeles, chamado Healing Rose Center.

Você acha que o que você consome faz a diferença na aparência da sua pele?
Claro. Eu acho que manter seu corpo em equilíbrio e o mais alcalino possível tem um ótimo impacto na aparência de sua pele. Para ajudar, eu consumo cevada em pó como complemento. Eu sempre consigo notar a diferença. A sua pele se alimenta do seu corpo, por isso ela é um resultado do estado de sua saúde. Hidratação é a coisa mais importante, pele hidratada tem uma aparência fantástica!

E sobre o que você coloca em sua pele. Quais são os produtos de pele que você pode contar?
Eu gosto de hidratantes cremosos, ricos, como o Dr. Hauschka’s Quince Cream ou a máscara rejuvenescedora deles, antes da minha maquiagem. J’ai Lone faz esses ótimos pads de hidratação profunda que esfoliam, limpam e hidratam. Para creme da área dos olhos, eu gosto do La Mer Eye Balm Intense. Eu viajo muito e descobri que voar resseca minha pele, então, para evitar isso, eu uso esses cremes. E bebo muita água. Eu vejo que isso ajuda em climas secos, como [o de] L.A.

Há algum hidratante labial que mantém seus lábios em boa condição?
Um dos melhores produtos é o Aquaphor. Eu também gosto do hidratante labial do Dr. Hauschka. Eu sempre os tenho a mão, especialmente para combater aqueles dias de excesso de cafeína! Cafeína pode ser muito desidratante.

Café ajuda a te dar o ânimo que você precisa em dias longos de gravações?
Sim, café é essencial em certos dias. Me ajuda a encarar as longas horas. Um sachê de Emergen-C também ajuda muito. Ou, às vezes, quando estou com a energia baixa, eu apenas estou com sede.

Qual hidratante corporal você prefere?
Os óleos de Dr. Hauschka são divinos. Eu também adoro o hidratante de amêndoa da Weleda.

Tem algum salão ou cabelereiro que você visita, quando possível?
Eu realmente gosto de ir ao Robert Ramos, no Estilo Salon, em Los Angeles. Ele é maravilhoso com meu cabelo.

Você possui alguma fragrância preferida ou óleo essencial que gosta de usar?
Eu gosto muito do Vanilla Spice, de Jo Malone. Às vezes, uso um óleo de jasmin ou o óleo perfumado Night Queen, é meio almiscarado, ligeiramente floral e muito calmante.

Qual é a sua abordagem com os cosméticos? Você os mistura ou fica apenas com certos produtos?
Eu gosto de me divertir e experimentar diferentes produtos, marcas e cores. Eles são todos tão diferentes. Às vezes, a tecnologia de alguns produtos apenas não são compatíveis com a sua pele. Eu gosto de criar looks diferentes dependendo do momento, do meu humor e da vibe que eu quero transmitir. Muda todo o dia e para cada evento. Através dos experimentos, você pode descobrir o que dá certo.

Quando você sente que quer brincar com os olhos, que rímel funciona melhor para você?
Eu geralmente uso a mascara Diorshow Blackout, funciona perfeitamente.

Quando você está no momento de um lábio vermelho, que batom você procura?
O meu preferido é o Rouge Dior Lipcolor, em Ara Red. Para um tom mais escuro, sombrio, eu o misturo com um delineador labial cereja escuro e passo uma camada de gloss cereja.

Você tem uma base preferida ou alguma mistura especial que deixa sua pele uniforme e mais iluminada?
Com base, eu gosto de misturar e juntar produtos diferentes. Eu acho que funciona melhor. Uma maquiadora que trabalha comigo sempre me ensinou como misturar uma paleta que se mistura com a minha pele perfeitamente. O que eu uso com frequência depende da época do ano e do estado da minha pele. A base Giorgio Armani Lasting Silk UV nº 7 é ótima para todas as horas. Eu a misturo com hidratante com tonalidade Chantecaille Just Skin, base liquida Dior Skin Nude e base em bastão Bobbi Brown. Parece muito, mas virou rotina. Mas quando eu não estou trabalhando, eu gosto de dar a minha pele um descanso dos produtos, para deixa-la respirar.

Quem são seus ícones de beleza?
Eu acho que Anouk Aimée, uma atriz francesa que começou no final da década de 40, era linda. Ela estrelou em A Doce Vida, 8 ½ e Um Homem, Uma Mulher. E eu adoro Monica Vitti, uma atriz italiana dos anos 60. Monica foi a musa do diretor Michelangelo Antonioni. Seus traços eram absolutamente deslumbrantes.

Quem são seus ícones de estilo?
Eu gosto das mulheres que tinham um estilo forte e destemido. Um bom exemplo foi Slim Keith, um ícone de estilo e socialite dos anos 50. Lauren Bacall e Katharine Hepburn também foram pioneiras de estilos para as mulheres, na época. Elas usavam calças, gravatas e estavam fumando. Elas eram referidas, às vezes, como damas ou garotas. Eu também gosto de mulheres, como Madonna, que têm um espírito independente e faz como preferir, sem se importar com o que mais ninguém pensa.

Quem são seus designers preferidos?
Quando possível, eu gosto de descobrir novos designers de todo o mundo. Mas, na maioria das vezes, eu visto Jil Sander, Valentino, Giorgio Armani e Alberta Ferretti. E Betsey Johnson tem algumas peças legais.

Você gosta de viajar ou você é mais caseira?
Oh, eu amo viajar! Eu certamente não sou caseira. Eu sou bastante nômade, quando eu não estou trabalhando. Eu sou bastante parada, quando estou filmando a série, então, quando estou de folga, gosto de me mexer por aí. Eu me renovo por causa disso.

As suas viagens colaboram com o seu estilo eclético?
Com certeza. Eu gosto de coletar bugigangas e símbolos de todos os lugares que eu visito. Eu tenho um ótimo chapéu e um casaco da Mongólia e um cachecol Tibetano estampado que eu amo. E essa bata sem manga de uma cerimônia Aarti Indiana. Todas essas coisas são incorporadas ao meu guarda-roupa e coleção de acessórios, de um jeito ou de outro.

Como você encontra tempo para se exercitar entre seu trabalho corrido e seus horários de viagens?
Exercício é formidável! Eu adoro fazer yoga pela manhã. Faz o sangue correr. Quando eu viajo, é ótimo acordar e fazer uma saudação para o sol onde quer que esteja e saudar o dia. Faz você se sentir mais fluida e equilibrada. Caminhada também é ótimo. E eu gosto muito de tiro com arco e flecha, eu acho bastante meditativo. Eu tenho que dizer que andar a cavalo é uma das minhas atividades preferidas. Correr e se comunicar com o animal é emocionante. Há tantas coisas fascinantes para descobrir na vida. Eu adoro a exploração!