por Cameron Smith

Stana Katic se tornou um dos rostos mais conhecidos da TV americana, com sua interpretação da brilhante detetive de homicídios, Kate Beckett, em Castle.

Com a estreia da segunda temporada da série no Channel 5 (Reino Unido), em novembro, o Female First conversou com a deslumbrante atriz canadense sobre a série, sua vontade de fazer mais filmes de época e como Kate Beckett, de alguma forma, consegue sempre estar glamorosa em uma cena de crime.

Female First: Como é estar em uma das series mais populares da TV americana?
Stana Katic: Bem, eu acho que você deve creditar a maior parte desse sucesso aos fãs que se juntaram a nós no começo e que mantiveram esse terreno maravilhoso fluindo, acho que temos muito que a agradecer, especificamente a essas pessoas. É muito bom poder dizer que estou fazendo algo que as pessoas estão assistindo em todo o mundo.

Female First: Kate Beckett é uma personagem tão ótima, é legal interpretá-la?
Stana Katic: Ela é. Ela continua a ser mais interessante a cada temporada. Os escritores têm encontrado maneiras incríveis de expandir a personagem. Então, esse é um lado positivo, especialmente agora que estamos trabalhando na quinta temporada, então tem sido uma grande alegria interpretá-la.

Female First: A série parece ter uma ótima atmosfera, é isso mesmo?
Stana Katic: É engraçado, você não sabe ao certo o que você tem até alguém de fora chegar. Então, quando temos participações especiais, eles sempre falam “Nossa, vocês tem um set maravilhoso”. Da equipe aos atores, as pessoas se sentem muito bem-vindas e, espero, encorajadas a dar o melhor deles trabalhando. Então, eu acho que isso diz muito sobre como o clima no set é.

Female First: Beckett está ficando cada vez mais e mais glamorosa, isso é culpa sua, podendo opinar mais nas roupas dela? 
Stana Katic: Bem, na primeira temporada, os criadores estavam bastante preocupados que ela se parecesse uma policial de verdade. Claro, ela é uma garota em Nova York e um pouco de glamour sempre é acreditável para qualquer garota nascida e criada em NY. Essas garotas, não importa se elas não têm dinheiro, elas sempre conseguem estar realmente maravilhosas. Eu acho que há a oportunidade para todas as personagens femininas que estão numa posição de poder de serem sensuais e de expressar a feminilidade delas, enquanto também têm autoridade em alguns círculos. Há bastante liberdade em nosso mundo para isso ser OK.

Female First: Você pratica esgrima, falcoaria, anda a cavalo, mas nada disso apareceu na série. Como assim? Quando podemos ver Beckett em um cavalo, com um falcão em seu braço? 
Stana Katic: Eu não sei! Talvez Andrew [Marlowe, o criador da série] tenha que escrever um filme medieval para mim, para isso acontecer.

Female First: Você queria ser atriz desde que tinha 4 anos, correto? 
Stana Katic: Sim, eu me lembro de ter sido perguntada por um amigo da família da época, que estava sugerindo que eu fosse ‘médica, ou dentista’ e eu apenas respondi ‘atriz!’.

Female First: Como tem sido gravar o filme CBGB – O Berço do Punk Rock?
Stana Katic: Acabamos de filmá-lo, com Alan Rickman e Rupert Grint. Foi muito divertido. É baseado no club de rock da Cidade de Nova York do final dos anos 70 e começo dos anos 80, quando o CBGB colocava em evidência muitas bandas de punk-rock maravilhosas. Esse foi um filme legal de participar.

Female First: Este é mais ou menos um filme de época, isso é algo que você gostaria de fazer mais no futuro?
Stana Katic: Eu realmente adoro fazer filmes de época. Eu sinto como se eu ainda não tivesse tido a chance de explorar isso na minha carreira como eu gostaria. Então, eu estou constantemente procurando por oportunidades para atuar nesses mundos e, espero, ser capaz de interpretar esses personagens um dia, também.

Female First: Apenas se jogue nas pessoas de Game of Thrones de tempos em tempos!
Stana Katic: Bem, na verdade eu conheci o escritor dos livros e, obviamente, eu ainda não deixei uma boa impressão, mas eu estou fazendo o meu melhor! (risos)

Female First: Então, para terminar, o que está por vir para você?
Stana Katic: Bem, eu tenho uma produtora e nós começamos a escolher roteiros e livros, então, no momento, estamos desenvolvendo um roteiro. Também tenho o Alternative Travel Project, que é uma iniciativa filantrópica que eu comecei há alguns anos e, bem, estou andando para o trabalho agora, na verdade (risos).
Estamos tentando encorajar as pessoas a sair da bolha de seus carros e abraçar outras formas de viagem. Seja novas tecnologias, o metrô, a bicicleta, a caminhada ou até o patins. Fora isso, são apenas essas 16 horas de trabalho maravilhosas! (risos) Eu não tenho absolutamente do que reclamar, eu tenho muita sorte de ter essa experiência maravilhosa.