Por Matt Webb Mitovich

Quando tudo foi dito e feito, Richard Castle e Katherine Beckett (interpretado por Nathan Fillion e Stana Katic) disseram “sim” sem nenhuma demora, retornando ao Hamptons – com uma festa de casamento simples a tiracolo – para trocar votos significativos únicos.

Claro, antes de chegarmos aos anéis e a primeira dança “perfeita” houve a questão de um Rick inconsciente navegar por uma realidade “alternada” na qual ele e Kate nunca haviam se conhecido (e onde Martha era uma respeitada atriz de teatro prestes a reviver Mame), forçando-o a ganhar novamente a confiança do pessoal do 12º DP – o pai do bebê (?) Esposito e o solteirão Ryan! – e eventualmente encontrar seu caminho para casa. Mas ei, todo dia de casamento tem algum drama.

Para marcar a ocasião, o TV Line sentou com Stana Katic para uma pesquisa a fundo sobre o caminho esburacado para o altar, sobre o grande dia, e muito mais.

TV Line | Quais foram seus primeiros pensamentos quando você descobriu que o casamento original de Kate e Rick iria, literalmente, morro abaixo com uma grande reviravolta?
Foi uma surpresa. Eu meio que só pensei, “Ai minha nossa, para onde eles vão depois disso?” Eu não sabia como eles iam continuar a próxima temporada. Mas eu tenho trabalhado com eles por tempo suficiente, eu estou feliz que eles estão dispostos a arriscar um pouco, sabe?

TV Line | Como alguém cuja personagem tem uma história de fundo tão bem servida ao longo dos anos – e como telespectador da série – você estava interessada em ver Rick no meio de seu próprio grande mistério?
Bem, eu acho que esse é o lema dessa temporada – a série está focando em Richard Castle. E eu acho que o foco específico dessa temporada é o que aconteceu com ele durante esses dois meses, mas também o que aconteceu com ele que o inspirou a virar o escritor que ele é. Eu acho que eles queriam re-mitificar a história, e cada um dos personagens merece isso – especialmente Rick, porque por muito tempo ele parecia apenas o cara “nunca algo está errado ou ruim”. É legal porque isto dará a este personagem e a Nathan a oportunidade de adicionar camadas a ela. Estou ansiosa para ver o que eles acabarão fazendo com isso. Vai ser divertido.

TV Line | Bem, nesses primeiros episódios da temporada, conforme poucos detalhes preciosos do desaparecimento de Rick apareceram, alguns sentiram que Beckett estava sendo muito cética, talvez, muito suspeita de Rick. Sabe, “Como alguém pode acreditar que ele foi cumplice de uma coisa dessas?” Como você explica racionalmente o ponto de vista dela?
Sim… Eu acho que o que fizemos é que tivemos que justificar como todas as evidências estavam apontando para ele não querer aparecer praquele dia de casamento, e ela é a personagem que foi ensinada pelo Capitão Montgomery anos atrás a seguir a evidência – no entanto, apesar disso, ela escolheu acreditar nele. Mas isso é uma escolha. A evidência não aponta para isso ainda, e finalmente apontou em um dos episódios, mais tarde – quando o vídeo feito por ele surge e ela vê que ele na verdade não queria ir por esse caminho e sim estar lá para ela.

No começo da temporada, acho que o que nós tentamos fazer foi dar um padrão para onde a personagem estava, porque estávamos a seguindo em sua busca por ele. A primeira coisa é que há um medo de que ele estiva machucado, um medo de que ele precisa de ajuda – e Deus me livre – o pior medo, de que ele não está vivo. E conforme ela descobre que ele ainda está vivo, que ele não estava machucado mais, eles o encontraram, o medo se transforma em um no qual ele escolheu não estar lá para o casamento. E ele é um cara que tem um histórico de, sabe, uma série de relacionamentos diferentes, e eu acho que, a fim de ser fiel ao personagem você tem que imaginar se isso era o caso. Mas a diferença é que esse relacionamento é maduro, eles passaram por tanto, e apesar da evidência ela escolheu acreditar nele.

TV Line | Então, com tudo isso dito… O episódio com a realidade alternativa foi tão divertido, e muitas vezes extremamente inteligente. Foi divertido para vocês gravarem ele?
Sim, foi. Foi demais explorar o que os personagens significariam um para o outro se Castle e Beckett nunca se conhecessem. Até ver como a delegacia teria sido. Sabe, todos os detalhes que estávamos tentando mostrar não chegou a ir para a TV, mas tudo bem. Você tem apenas algum tempo para mostrar o que fizemos.

TV Line | Tem algum exemplo que você poderia dar?
Apenas as nuances que os personagens foram criando. Tipo, Jon (Huertas) e Seamus (Dever) fizeram um trabalho realmente fenomenal desenvolvendo um relacionamento com a minha personagem e entre eles. Houve alguns momentos deles que foram tão espetaculares que eu adorei assistir, fazer parte e contracenar. Então, não havia nenhuma grande cena ou algo do tipo que foi cortada, apenas esses pequenos momentos maravilhosos que não pudemos ver, porque no fim das contas um episódio tem 42 minutos.

TV Line| Você sentiu algum “déja vu” da primeira temporada nas cenas onde Beckett não conhecia esse Richard Castle?
Um pouquinho. A diferença é que nessa realidade ela é uma autoridade. Há uma espécie de lembretes para muitas coisas da primeira temporada e afins, mas também é diferente porque ela possui o título de Capitã. Foi engraçado também, porque um dos meus câmeras disse “Quem você gosta de interpretar mais, a Beckett de verdade ou a Beckett do universo alternativo?” E eu pensei, “Oh, wow, vocês conseguem realmente ver a diferença, legal.” Foi interessante ver qual era a perspectiva deles quanto a isso e o que eles gostaram na Beckett do universo alternativo.

TV Line | Eu tenho que dizer, nós tivemos mais casamento do que achei que teríamos. Eu achei que haveria uma pequena montagem musical no final – “anel no dedo, anel no dedo, votos não ouvidos, beijo eeeee tela preta“.
Certo. Não, eu não sabia onde eles colocariam isso, mas eu definitivamente esperei ver os personagens falando seus votos. Definitivamente. Eles tinham que falar. Digo, seria uma grande decepção pula-los. E eu acho que foi romanticamente escrito, e as coisas que eles falaram um para o outro, lindas.

TV Line | Quando tudo estava dito e feito, a roupa de noiva número 3 foi a vencedora?
Sim. Nós pensamos que ela usaria algo mais simples, e algo que ela possivelmente poderia ter tirado de seu guarda-roupa, que é uma calça e um top que ela juntou rapidamente ou talvez comprado em meia hora, sabe? Nós tentamos alguns vestidos, mas não achamos que Beckett iria querer arriscar novamente, sabe, agourando com outro vestido. Parece que toda vez que tem um vestido, o casamento é desastroso!

Desde o momento em que eu te conheci minha vida se tornou extraordinária. Você me ensinou a ser o melhor de mim, a esperar pelas aventuras do amanhã. E quando eu estava vulnerável, você foi forte. Eu te amo, Richard Castle, e quero viver minha vida no calor do seu sorriso e na força do seu abraço. Eu te prometo que te amarei. Serei sua amiga e sua parceira, no crime e na vida, sempre.

Desde o momento que nos conhecemos, minha vida se tornou extraordinária. Você me ensinou mais sobre mim do que eu imaginava haver para aprender. Você é a alegria no meu coração, você é a última pessoa que quero ver quando fecho meus olhos. Eu te amo, Katherine Beckett, e o mistério que é você é um no qual eu quero passar a minha vida toda explorando. Prometo te amar, ser seu amigo e seu parceiro no crime e na vida, até que a morte nos separe – e pelo tempo de nossas vidas.

Na próxima semana, na segunda parte da entrevista, Stana Katic conta histórias sobre a aventura da lua de mel do faroeste de Rick e Kate, fala sobre as reviravoltas que mudarão o jogo do final da temporada de 2014 e sobre o tema mais quente de todos.