Por Gogo Thoma

É a segunda vez que ela está na Grécia, mas é sua primeira vez na capital, após visitar Salonica há  alguns anos. Stana Katic, a brilhante estrela da série de sucesso “Castle”, que finaliza sua sexta temporada em junho (na Grécia) e inicia as gravações da sétima temporada (em Los Angeles), compartilha conosco seu amor pelo país, sua primeira experiência em solo grego, Zorba, que tem servido como fonte de inspiração e, claro, seu papel dinâmico como a detetive Kate Beckett.

É a sua primeira visita à Grécia? O que você acha sobre o país e seu povo?
Em Atenas, sim. Todo mundo é muito simpático e disposto a me mostrar seus lugares preferidos, a melhor comida, a sua cultura… As pessoas são muito generosas e parecem amar seu país, as praias. Todos me dizem que eu não posso ir para a Grécia sem visitar as ilhas. Embora seja muito provável que eu não o faça dessa vez, eu definitivamente voltarei.

Quais foram os pontos altos da sua estadia em Atenas?
Eu pude visitar o templo de Poseidon, em Sounion, e desfrutei de uma ótima ópera, a “Don Giovanni”, no Herodium. Foi uma das melhores apresentações que eu já vi na minha vida – e eu vi muitas!

É verdade que você já leu o livro “Zorba, o Grego”?
Sim, e eu adorei! É um dos meus livros preferidos! Eu acho que a sua relação com o chefe de Zorba é única e até se tornou uma fonte de inspiração para mim em um papel na escola de teatro.

A sexta temporada de “Castle” está chegando ao fim. Como foi a evolução do papel da detetive Kate Beckett que você interpreta por todos esses anos?
Existem muitos elementos em sua natureza que “se desenrolaram” lentamente ao longo dos anos. Ela é romântica, dinâmica, impulsiva… É um pouco de tudo como, digamos, uma pessoa normal. A coisa mais importante que soubemos sobre sua personagem é que ela tinha um bom motivo pra se tornar detetive. O assassinato de sua mãe foi a força maior por detrás desta escolha. A busca pela justiça foi, inicialmente, puramente emocional e mais tarde se tornou algo profissional. Quando você trabalha por tantas horas e dias, você tem que aprender algumas técnicas para lidar com as exigências rapidamente e, ao mesmo tempo, manter sua energia. Conforme o tempo passa, você se torna melhor nisso. Eu era bastante novata quando comecei, interpretei diversos papeis, mas é diferente quando você está trabalhando na mesma produção, com as mesmas pessoas. É um ambiente seguro e você não tem medo de errar na frente deles, de fazer muitos takes e eu acho que isso a torna um profissional melhor.

Você imaginava o sucesso de “Castle” quando conseguiu o papel?
Não, eu não imaginava a evolução da série desde o início. Eu tentei dar o meu melhor todos os dias. Agora, seis anos depois, eu estou surpresa, encantada e orgulhosa em fazer parte de tudo isso. Abriu as portas e basicamente mudou minha vida.

A final da sexta temporada de “Castle” será exibida quarta-feira, 25 de junho na FOX Life!