A “It Girl” de Hollywood, Stana Katic, conta como foi beijar Selma Blair… E muito mais!

Por Chauncé Hayden | Fotografia por Kelsey McNeal

Uma das atrizes mais trabalhadoras do cinema, TV e teatro, Stana Katic, 27 anos, está, rapidamente, se posicionando como um dos talentos mais procurados de Hollywood. Recentemente, vista em Banquete do Amor, ao lado de Morgan Freeman e Selma Blair, Katic continua a brilhar como uma das “It Girls” mais talentosas de Hollywood.

Também, para o seu impressivo crédito, Stana foi vista esta temporada estrelando o drama da ABC Brothers & Sisters, no qual ela interpreta o interesse amoroso de Balthazar Getty*. Recentemente, Katic estrelou no filme original do Sci-Fi Chanel, A Dinastia do Dragão e, também, possui um papel recorrente como a agente informante Colette Stenger, na série da FOX aclamada pela crítica, 24 Horas.

Além disso, Katic teve papeis recorrentes memoráveis em um dos dramas mais aclamados do horário nobre, incluindo Heroes, Divisão Criminal, Plantão Médico (ER) e The Shield – Acima da Lei.

Recentemente, tive a oportunidade de conversar com Stana sobre a sua ascensão ao estrelato em Hollywood, como foi fazer amor com sua colega de cena em Banquete do Amor, trabalhar com o ator problemático Tom Sizemore e derrubar vacas.

Chaunce Hayden: É verdade que seu primeiro nome deveria afastar o mal?
Stana Katic:
Sim! Eu ganhei esse nome em homenagem à minha avó. Historicamente, o nome era usado para proteger ou para afastar do mal, como você disse. No caso da minha avó, muitas crianças do lado da família dela estavam morrendo jovem. Então, eles deram esse nome para ela para parar isso tudo. Mas eu ouvi casos em que as pessoas receberam o nome de Stana para acabar com a seca. O nome tem muita história.

Então, acho que deu certo, já que você ainda está aqui.
Pois é. Até agora, tudo bem! O que é estranho é que parece que eu atraio sorte para as pessoas ao meu redor. Portanto, deve haver algo nisso.

Com certeza, te trouxe alguma sorte. A sua carreira parece estar indo muito bem. Você teve um papel em uma das maiores série de TV, incluindo Brothers & Sisters, Heroes e 24 Horas. Como você consegue?
Eu acho que trata-se somente de trabalho duro. Há muitas vezes em que eu apenas quero jogar a toalha e chutar as coisas e as pessoas. Mas você se acalma e apenas volta a trabalhar e continua indo. É trabalho duro e perseverança. Eu tenho os mesmos problemas que qualquer ator tem quando está tentando construir um currículo. Eu apenas continuo lutando. Mas tem a ver com sorte e instituir bons relacionamentos. Hollywood é uma comunidade pequena. (Risos) É tipo a máfia!

Atuar parecer ser uma maneira tão difícil de ganhar a vida. Por que alguém iria se fazer passar pelos altos e baixos, em sua maioria?
Eu não sei por que as outras pessoas o fazem, mas eu amo isso. Não quero partir para o lado obscuro, mas houve uma época em que eu estava doente e eu não tinha certeza se era uma doença terminal. Eu me lembro de estar voltando da clínica especializada e eles me falaram que eu teria que ser operada. Eu olhei para fora da janela, do banco de trás do carro, e me lembro de ver uma plantação de milho e essas grandes torres de água ao longe. Eu pensei, “Uau, essa pode ser a última vez que eu consiga ver esta parte do mundo. Está certo, quanto tempo eu tenho e quem eu quero ver e tocar? Quais sons eu quero ouvir e o que eu quero provar?” Mas esses são os tipos de coisas que deveríamos nos perguntar o tempo todo. Deveríamos, sempre, apreciar essas coisas e viver mais felizes. Temos tanta sorte de estarmos vivos e termos as sensações que temos. Por que não aproveitar isso? Isso é o que atuar é para mim. Quanta sorte eu tenho que o meu trabalho pede que eu sinta todas essas coisas?

Com qual o tipo de doença que você foi diagnosticada e como você está hoje?
Eu tive um tumor, mas, por sorte, era benigno. Mas foi um pouco assustador por um tempo. No entanto, isso me deu uma fome pela vida que atores precisam ter.

Recentemente, você estrelou em Banquete do Amor. No filme, você interpreta uma lésbica que tem como interesse amoroso Selma Blair. O que você achou de interpretar uma lésbica?
Eu nem sabia por onde começar. Então, eu fui a alguns bares lésbicos em Los Angeles tentando descobrir qual era o encanto. Mas eu não consegui nada. Estar naquele ambiente não me ajudou em nada.

Foi difícil para você fazer amor com outra mulher?
Eu me lembro do diretor pedir que eu agarrasse o seio de Selma durante a nossa cena e eu me recordo de pensar, “E fazer o que com ele?” Selma é muito menor do que eu e foi estranho ser a pessoa maior durante a nossa cena de beijo. Eu não conseguia entender como isso funcionaria. Foi tão estranho. Mas nós ensaiamos a cena de amor um pouco, então quando a gravamos, nós sabíamos o que fazer.

Como você classificaria o beijo de Selma Blair?
Quanto ao beijo, eu diria que (o de) Selma foi muito excitante! Foi minha primeira vez beijando uma mulher. Nós tínhamos que ensaiar juntas em um quarto isolado. Você abre a porta e ali está uma grande cama no meio dele! Nós duas olhamos para a cama, olhamos uma para a outra, respiramos fundo, entramos no quarto e mandamos ver!

Então, a experiência te fez reconsiderar os seus interesses sexuais?
Pessoalmente, eu amo homens! Eu acho que eu me dei conta disso depois que eu fiz as cenas com Selma. Ela beija muito bem, caso os seus leitores queiram saber, e eu me diverti muito com ela. Eu adoro mulheres! Mas, após o filme, eu reconfirmei para mim mesma que eu sou 100% heterossexual!

Por que os homens ficam tão excitados com duas mulheres fazendo sexo?
Uau, eu não sei? Eu realmente não sei. Eu juro, eu não sei qual é a atração nisso.

Ellen DeGeneres sempre parece atrair belas mulheres heterossexuais. Por que você acha que isso acontece?
Eu acho que ela é inteligente, engraçada e uma mulher maravilhosa. Portanto, tenho certeza que isso atrairia qualquer um a título intelectual. Mas, no quarto, eu não saberia qual é a atração.

Ela deve ser maravilhosa na cama.
(Risos) Ela, certamente, parece fazer o bem para ela mesma!

Você cresceu em uma fazenda no Canadá. O quão difícil é ir desse mundo e para um mundo de glamour e gliter?
Quando estou trabalhando, trata-se do trabalho. Às vezes, o lado da publicidade se torna um pouco demais. Mas a melhor parte nisso é que eu posso trabalhar com pessoas cujo trabalho eu realmente admiro. É emocionante. Às vezes, me sinto como uma criança em um circo!

É surreal assistir uma série de sucesso como Heroes e, então, estrelar ela?
Eu raramente assisto TV e eu odeio dizer isso para os repórteres. Mas é verdade. Então, muitas das vezes, eu participo dessas séries e eu nem sei do que se trata. Eu apenas leio o script e tento entender a personagem.

Você fez pré-medicina e pré-direito. Acho que você é o Cérebro.
(Risos) Sou!

Então, você está lendo Guerra e Paz enquanto o resto de nós está desperdiçando nossas vidas olhando para a TV. Conheço o tipo.
Você os viu por aí, huh?

Sim. Mas entre você e eu, você não sabe o que está perdendo.
Eu tenho que confessar que no outro dia eu acabei sentando na frente da TV pela primeira vez em muito tempo. Eu assisti o canal de Home Improvement.

Eu adoro… Não que há algo errado nisso.
Eu também! Eu realmente gostei! É um canal tão bom!

Eu suponho que o processo de audição seja muito fácil para você, já que você parece ter pouco problema em conseguir trabalho.
É sempre diferente, dependendo do papel. Se eu puder, eu gosto de sair do roteiro o mais breve possível.

Por quê?
Você não precisa fazer isso e há inúmeros atores incríveis que nunca saem do roteiro, mesmo quando eles estão gravando. Mas eu gosto de sair dele e ouvir o diretor e os outros atores presentes. Eu pareço ser melhor em encontrar as nuances da personagem quando eu saio do roteiro. Na verdade, a personagem passa a viver comigo, como uma espécie de fantasma. Isso vale para tudo, cinema, televisão e para o menor papel no teatro.

Conte-me sobre o papel que você interpretou em Heroes (Hana Gitelman).
Esse foi realmente difícil. Mesmo como atriz, eu não sabia qual era o próximo passo deles. Havia tantas surpresas por todo o canto. Muitos dos atores nem se conheciam naquela série. Não havia ponto A até o ponto B. Era apenas o dia-a-dia… Você entra e faz a coisa sem nem saber como.

Há um rumor de que o papel que você interpretou em Heroes era para ser de Mischa Barton. Você se importa de esclarecer isso?
Eu não sei de nada sobre isso. No entanto, (risos) eu fui entrevistada por uma rede de TV chinesa. A repórter estava me perguntando o que eu achava de designers asiáticos e da cultura asiática no geral, eu estava respondendo ela da melhor maneira que eu podia. Então, no final, ela vira, “Bem, Mischa, foi muito legal falar com você. Sabemos que é muito difícil para grandes estrelas como você conseguir um tempo para conversar. Nós apenas queremos agradecê-la.” (Risos) Eu fiquei em choque! Eu nem falei nada, apenas fui embora.

Está bem, fale a verdade. Há algum papel grande que você chegou muito perto de conseguir e perdeu para outra atriz no último minuto?
(Risos) Isso acontece regularmente! Honestamente, houve muitos papeis que eu estive muito perto de conseguir, mas eles decidiram por outra pessoa no último minuto. Você só precisa limpar a poeira e continuar. Mas eu consigo aguentar. Eu sou forte como um touro.

Você já tentou derrubar uma vaca na fazenda?
Sim!

Que horror! Mas já que estamos falando disso, o que realmente é preciso para derrubar uma vaca (enquanto ela dorme)?
É preciso de mais de uma pessoa, eu posso te dizer isso. Na verdade, é muito assustador. As pessoas acham que vacas não são muito rápidas, mas isso não é verdade, cara. Vacas podem ser ferozes quando você mexe com elas.

Quer dizer, derruba elas?
Sim. Elas não ficam felizes.

Está solteira?
Estou namorando.

Ele é ator?
Eu não posso dizer. Tenho que ficar quieta.

Ah, então é alguém famoso.
Por que tem que ser alguém famoso?

Por que você não quer falar sobre isso. Eu tenho um pressentimento que não é um dentista.
Estou namorando um cavalheiro e estamos nos divertindo.

Eu sei que você acabou de gravar um filme chamado Stiletto – A Vingança Nunca Foi Tão Doce, recentemente, e ele será lançado em 2008. Eu tenho que perguntar, como foi trabalhar com o ser humano mais autodestrutível na terra, Tom Sizemore?
Provavelmente, eu sou a única pessoa que dirá isso em toda a Hollywood, eu amei trabalhar com o Tom Sizemore! Amei! Eu trabalharia com ele em qualquer filme.

O que fez da experiência tão ótima?
Ele ser tão criativo e tão apaixonado por isso. Ele dava ideia por todo o canto. Estávamos fazendo uma cena violenta e ele estava atirando em mim, jogando garrafas de champanhe na minha cabeça.

Tem certeza que ele estava atuando?
Nós realmente nos divertimos. Foi eletrizante.

Por que você acha que ele é tão autodestrutivo?
Quando trabalhamos juntos ele foi liberado da cadeia por três dias para que pudéssemos finalizar o filme. Ele me perguntou se eu poderia ir até o trailer dele para conversarmos sobre a cena da briga e eu fui. Ele foi um cavalheiro. Ele estava muito ciente de que todos estavam preocupados com ele no set. Então, conversamos e ele começou a explicar sobre a saída dele da cadeia. Eu disse, “Tom, você não precisa me explicar nada disso. Eu realmente gosto de você e o que quer que esteja acontecendo lá fora não importa. Nós temos que fazer essa cena e é só eu e você.” Ele olhou para mim e me deu um presente. Era um livro, edição limitada, sobre Marlon Brando. Ele escreveu um poema sobre o Marlon Brando e sobre atuar, em geral, do lado de dentro. Era enorme! Ele também me contou sobre a admiração dele por Brando e por atuar. Foi realmente uma honra ganhar o presente e trabalhar com o cara. Ele apenas vive um pouco mais intensamente do que uma pessoa normal. Eu o chamaria de um quase-gênio. Acho que ele seria um diretor maravilhoso.

Eu posso ver por que você e o Tom Sizemore se dariam bem, sua derrubadora de vacas.
(Risos) Você provavelmente está certo.

Conte-me sobre o seu próximo filme.
The Spirit – O Filme está sendo dirigido por Frank Miller. É baseado na série de HQs. Será um filme divertido. Ele é o cara que escreveu Sin City: A Cidade do Pecado. Acho que será um ótimo filme!

Por fim, conte-me um segredo sobre você que você nunca contou para ninguém.
Pois é, eu vou falar a verdade agora. Eu quero estar em um vídeo clip do Tool. Pronto. Admiti. Feliz?

Steppin' Out Magazine

*Nota de tradução: Na verdade, Stana Katic interpretou uma advogada de direito trabalhista sem indícios de ter qualquer envolvimento amoroso com o personagem de Balthazar Getty, em Brothers & Sisters