por Emmanuelle Litaud

A heroína de Castle, a série do canal France 2, confia nela e em seu papel. Cabelo exuberante, sorriso ultra brilhante e corpo gracioso, Stana Katic não passa  despercebida. Toda segunda-feira, ela arrasa em Castle, no canal France 2, ao lado de Nathan Fillion. Enquanto a quarta temporada chegará ao fim em breve, a atriz acredita em seu papel e na série. Para ela, não há mistério: os dois heróis devem agir!

Stana Katic, o que você gosta na Beckett?
Eu aprecio o grande senso de humor dela. Eu também gosto do fato de que ela não é perfeita e que ela tenta fazer o melhor. Como todo mundo, ela cresce e se esforça para ser a melhor pessoa possível, mas às vezes ela falha. Ela é uma dessas heroínas que devem perceber que elas podem errar. Faz ela ser mais familiar.

Conhecemos mais e mais da vida pessoal dela e ela parece bastante vulnerável…
As histórias são interessantes somente se você entende o que está por trás de um relacionamento romântico. Portanto, é essencial que se descubra elementos pessoais sobre Beckett. Este será o caso na próxima temporada. As mulheres no poder escondem um aspecto que não podem revelar na sua vida profissional. Muitas vezes, eles são mais que um, são tanto sexy quanto vulnerável. Eu amo essa dualidade. Quando eu interpreto a Beckett, eu tenho que mostrar uma mistura dessas diferentes facetas. É um trabalho emocionante para uma atriz.

Você é parecida com ela?
Inevitavelmente, eu coloquei um pouco de mim nela, quando criei essa personagem. Mas eu não sou objetiva em decidir sobre uma possível semelhança. Eu a admiro porque ela é adorável. Eu amo quem ela é.

Todos fazem essa pergunta: o Castle e a Beckett acabarão juntos?
Esta realmente é a grande questão…

Você quer que aconteça?
Claro! Desde que eles se conheceram, eles nunca trabalharam tão bem como quando eles estão juntos. Particularmente, eu sempre quis que eles acabassem juntos. Como em todas as histórias de amor, o relacionamento deve crescer. Não é uma surpresa que a deles continue assim. Mas eu estou convencida de que se eles finalmente se tornarem um casal, não será sem dor.

Como você vê o futuro da Kate?
Eu acho que o relacionamento dela com Castle acontecerá, abrirá novos horizontes e trará surpresas. Olhando mais longe, gostaria de vê-la na posição de capitã, o que  deixaria a vida deles ainda mais animada! (Risos)

Você se dá bem com Nathan Fillion, seu parceiro?
Muito bem, ele é realmente ótimo! Com Nathan, tudo começou durante o teste de elenco. Antes de passar no meu teste, eu percebi que eu estava vestindo uma camisa túnica muito longa. Fui até Nathan, na máquina de café, e pedi para ele cortar a barra da minha roupa. Os produtores passaram por nós nesse momento e consegui o papel! (A química) Foi imediatamente óbvia entre nós.

Nathan Fillion disse que não tinha tempo para se apaixonar ou para seus amigos, você sente o mesmo?
Ele está certo, nós passamos muito tempo gravando. Esta série ocupa nove de doze meses e dedicamos o resto do ano a nossos outros projetos. Então, é verdade, ele é o meu marido do trabalho e eu sou sua esposa.

Você tem um namorado nos EUA?
Quem me dera ou você está me perguntando quem eu beijo? (Risos.) Você quer que eu diga: Eu amo beijar, mas eu não gosto de falar.

Parece que você fala muitas línguas, incluindo francês… 
A minha família é da Europa, então sempre foi importante para eles que nós falássemos outras línguas além do inglês. A habilidade de se comunicar com as pessoas é muito desafiadora. Eu estive na Índia, no último verão, e eu tentei aprender algumas palavras. Eu nunca espero que as pessoas falem inglês quando eu visito um país, seria quase um insulto. Então, eu tento começar uma conversa na língua local.

Você pratica francês?
Em 2010, atuei em For Lovers Only, um filme em preto e branco que foi filmado em várias regiões da França. Foi ótimo poder conversar com os motoristas de táxi. Isso também me ajudou a entender a equipe, que era francês. A França é um dos mais belos países do mundo e Paris é uma cidade incrível, especialmente da perspectiva histórica. Nós também gravamos em Mont-Saint-Michel, que era linda. Mal posso esperar para voltar.

Read English version