Quando Absentia ainda estava em produção, Stana Katic respondeu algumas perguntas feitas pelo Canal AXN sobre a terceira temporada da série. Confira o vídeo legendado e, logo em seguida, a transcrição dele em formato de entrevista.

A terceira temporada de Absentia estreia no Brasil pelo Canal AXN em 13 de julho.

Você inveja alguma das características da Emily?
Stana Katic: Sim, há algo que é simplesmente exorbitante em uma personagem como ela. Isso é legal. E [há algo exorbitante] nesse tipo de pessoa, também. Percebi que elas notam tudo. Se estão em uma situação de perigo, de alta adrenalina, elas são capazes de resolvê-la imediatamente. Comigo, eu fico paralisada. Mas numa pessoa como a Emily há uma calmaria, quando se está
diante de uma situação extrema ou em um momento de perigo. Eu realmente admiro isso.

De onde Emily tira forças?
Stana Katic:
Acho que um pouco da força dela, basicamente, vem do amor. Acho que quando era pequena, ela recebeu amor do Warren e ter esse amor plantou uma semente de segurança e permitiu que ela o espalhasse para outras pessoas em sua vida. É o meu palpite: quando uma criança recebe esse tipo de amor,  elas são capazes de permanecerem fortes diante de qualquer coisa.

A Stana seria uma boa agente do FBI?
Stana Katic: Não, eu seria uma agente do FBI horrível. Eu seria a maior esquecida, é. Não, os agentes do FBI são tão rápidos, claros e precisos. E eu sou tipo… “Temos que fazer a papelada hoje? Vamos nos divertir, pessoal.” É, eu seria uma agente do FBI horrível. Acho que outros atores da nossa série seriam melhores.

Como são os novos personagens? 
Stana Katic:  Eles são parte desse mundo alternativo que não vive, necessariamente, em nenhum tipo moralidade. Não há preto e branco para eles. Vocês amarão o Geoff, amarão. Mas ele é um cara muito perverso na nossa série. E isso faz parte do charme desse mundo. E é a mesma coisa com a personagem da Josette. Teremos medo da Rowena, mas, mesmo assim, haverá algo muito atraente nisso. Ela atrairá o público. Estou curiosa para ver como o público interpretará tudo isso.

Como você descreveria Emily Byrne em uma palavra?
Stana Katic: Feroz. Não sei, apenas feroz. Desimpedida! Essa é melhor, desimpedida. Procurem essa no dicionário, pessoal.

E como são os novos diretores?
Stana Katic: 
Há algo muito legal em ter esses dois diretores de cinema que cresceram em diferentes partes da Europa. Assim, eles trouxeram experiências diferentes, por causa disso. Kasia, a família toda dela é de cineastas e ela vem do mundo de arte das histórias em quadrinhos. Ela tem sido um tesouro para nós, como narradora. Ela agrega valor o tempo todo e sua parceria com Ziv, o diretor de fotografia, é linda. Eles são como um velho casal no set. E agora temos o Greg, que está trabalhando ao lado de Rotem que foi nosso diretor de fotografia na segunda metade da temporada passada. Rotem é extraordinário. Foi ele quem meio que… potencializou como Absentia poderia e se pareceria neste novo capítulo. E essas quatro pessoas têm um nível de Rock ‘n Roll.  Acho que precisamos disso em uma série como Absentia. Precisamos de pessoas que são destemidas como narradoras. Eu realmente me alonguei, mas vocês serão capazes de usar algo disso. E é preciso ser dito, pois eles são lindos. Sou muito grata pelos nossos diretores de fotografia e diretores desta temporada.

Descreva a terceira temporada de Absentia em três palavras.
Stana Katic: Emocionante. Empoderada… E feroz.

Fale sobre o relacionamento entre os membros do elenco.
Stana Katic: Isso é muito útil, porque temos uma história desenvolvida como personagens, mas também como atores e sabemos os tipos de rotinas um do outro e o que o outro ator precisa, a fim de criar o melhor set possível. Todos esses atores estão vindo e dando o melhor de si e se comprometendo de uma maneira que, a meu ver, sempre deveríamos em um projeto, mas isso não é comum, né. E por causa disso e da história que temos um com o outro, há uma velocidade com a qual criamos juntos, porque agora temos as artimanhas, entendemos. “Certo, é isso o que estamos compensando nesta cena.” “É assim que podemos preencher as lacunas.” “Esses são os ajustes, esses são os parâmetros.” É isso que estamos procurando ajustar ou elevar a cada momento. Isso é algo muito bom de se ter em um ambiente de trabalho.

Qual foi a cena mais difícil de gravar?
Stana Katic: A cena mais difícil de gravar até agora foi a sequência de lutas do primeiro episódio, do final do primeiro episódio. E o motivo foi porque tivemos que filmar em um formato de tomada única, sabe. Então toda a luta precisava ser realmente específica, bem feita e bem colocada. E ainda por cima, você está passeando com uma câmera. Ziv, nosso diretor de fotografia do primeiro bloco, teve que… Ele vai de um ponto de vista muito alto para um muito baixo, para mostrar uma arma e depois focar em Emily. E assim, foi como uma dança entre 12 pessoas. E estamos lutando a essa altura, portanto machucados estão acontecendo. E tivemos que cronometrar perfeitamente. Então isso foi desafiador. Meu trato esofágico ficou contraído por algumas horas até eles falarem “Corta!
e eu fiquei tipo, “Certo.

Você participaria de uma versão filme de Absentia?
Stana Katic: Se eu participaria de um filme de Absentia? Acho que, de muitas maneiras, nossa série é gravada como um filme independente. Parece que já estamos gravando um filme. Às vezes, parece que estamos gravando três filmes em uma temporada, mas enfim… Acho que seria uma progressão muito natural para nós e, se pudéssemos encontrar o tipo certo de próximo passo para todos esses personagens, seria muito legal. Nós nos divertiríamos, porque nos divertimos gravando.

Descreva o seu final perfeito para Absentia.
Stana Katic:
Acho que um final perfeito para mim para essa personagem é que ela esteja completamente em equilíbrio de corpo e mente. Que ela esteja totalmente empoderada e feroz. E ela é uma defensora do valor da vida humana, porque a vida dela foi tão comprometida ao longo do caminho. Eu sei, ela não se importa, ela é desimpedida. Ela está balançando sua bandeira de esquisita bem forte e está bem com isso. É, algo assim.

Não deixe de passar em nossa galeria para conferir as últimas fotos da terceira temporada da série.