A ex-estrela de Castle fala sobre a sua nova série, “Foi muito legal pode opinar.

Por Lauren Sarner

Após a sua abrupta e controversa saída de Castle, da ABC, Stana Katic queria mais controle criativo sobre o seu próximo projeto da TV, Absentia.

Eles estavam abertos à ideia de eu participar como uma produtora executiva,” ela diz sobre a sua nova série da Amazon. “Foi muito legal poder opinar. No cenário de hoje em Hollywood, acho que cabe a uma mulher, quando temos a oportunidade se termos um assento a mesa, aceitá-lo.

Como em CastleAbsentia trata de crime, no entanto é aí que as similaridades delas acabam. Enquanto Castle, na qual Katic co-estrelou ao lado de Nathan Fillion, era um dramédia procedural, Absentia é um suspense. Katic interpreta a agente do FBI Emily Byrne, que reaparece seis anos após ter sido declarada morta. Para piorar as coisas, ela não se lembra do tempo em que esteve sumida. Ao retornar, ela descobre que o marido dela se casou novamente e ela está envolvida em uma série de assassinatos.

Após a oitava temporada de Castle, a ABC anunciou que Katic não faria parte de uma potencial nona temporada com Fillion, aparentemente devido a “razões orçamentais”. Foi uma surpresa desagradável para Katic.

(E Castle nunca retornou para uma nona temporada.)

Mas Katic diz que cinematografia também é uma dos seus interesses de longa data, outro motivo pelo qual ela foi atraída à Absentia. “Independentemente de qualquer experiência no passado, para mim é realmente importante estar envolvida no máximo que eu possivelmente puder do processo criativo,” ela diz. “Fiquei surpresa com o quanto os oitos anos que eu gastei em Castle realmente serviram para isso. De certa maneira, acabei tento uma educação gratuita nessa série.

Eu sempre fazia muitas perguntas aos produtores e aos diretores. Foi uma sutil absorção de informação que eu pude então transformar e, acredito, criou valor agregado a esse novo projeto.

Um aspecto inesperado do papel dela em Absentia, no entanto, é o fato de que Emily é mãe. Embora Katic tenha recebido muitas ofertas depois de Castle, ela tinha limites específicos em mente.

Eu [contei ao meu agente], ‘Isso parece horrível, mas eu não quero interpretar uma mãe e não quero interpretar uma namorada ou a esposa-de.’ Em muitas histórias, essas personagens estão apenas se preocupando e é isso,” ela diz. “Esse é o papel delas no filme ou na série toda, elas só se preocupam e não fazem parte do arco real ou do motor que move o curso da história.

Mas quando Absentia apareceu, ela se animou.

Esse é um dos poucos papeis que eu vi que, sim, essa mulher tem um filho e isso aparece na história, mas ela tem um relacionamento incrível com essa criança. Ela é muito mais. Ela é durona, ela é uma sobrevivente de algo extremo. Poder atuar com todas essas dimensões foi realmente emocionante.”

As principais fontes de inspiração para interpretar Emily pode ser surpreendente: Cillian Murphy e Tom Hardy.

Eu amo o personagem de Cillian Murphy em Peaky Blinders e o de Tom Hardy em Taboo, esses são personagens que, como membros da audiência, nós acompanhamos e torcemos,” ela diz. “Mas a nossa própria moral é testada ao longo dessa jornada, pois esses personagens andam numa linha tênue entre a moralidade e a amoralidade.

Acho que isso é realmente interessante.

Absentia está disponível na Amazon, nos Estados Unidos, e no Crackle, no Brasil.