Stana Katic sobre Absentia:”Assim que você acha que sabe quem está por trás disso, você [vê que] está errado.”

O Global News conversou com Stana Katic em Toronto, durante a press junket da série. A atriz contou a eles que nunca devemos ter certeza quanto ao que está acontecendo em Absentia, pois ela garante que qualquer previsão provavelmente estará errada. Ela também falou sobre a importância da personagem dela para toda a produção e como foi interpretar alguém que passa por tantas provações ao longo da história.

Global News: Vou dizer só isso, os telespectadores são jogados ao abismo e muito rapidamente.
Stana Katic: Sim! Não dá tempo de respirar.

Global News: Absentia começa muito, muito difícil. A série continua assim conforme continua?
Stana Katic: Há momentos de humor, mas é um humor muito negro. É um suspense, né? Então são coisas que te deixam ansiosas do começo ao fim. Há sempre um gancho no final de cada episódio. A velocidade é plena e não para.

Global News: Além da tortura física, os primeiros momentos de Emily na série são bastante intensos. Ela tem alguns reencontros difíceis. Como era gravar aquelas cenas?
Stana Katic: 
Eu assisti muitas imagens de pessoas que estiveram em zonas de conflito e que sobreviveram. Eu estava vendo as pessoas reunidas com os seus filhos e minha nossa. Você não consegue assistir isso sem ficar massivamente afetado e se simpatizar completamente com aqueles seres humanos. Isso é importante… como mantemos uma história como essa, [uma história] tão extrema, fundamentada?

Esse tipo de história é comum ao longo da história humana: uma pessoa que desapareceu e, por fim, retorna e se reúne com os seus entes queridos. Nesse caso, o que é diferente é que ela não percebeu que havia sumido por esses seis anos. Nós não sabemos bem o que aconteceu com ela. Ela voltou e o mundo inteiro continuou sem ela.

Global News: Emily é uma mulher que já não é casada, que não é mais mãe… Que não é mais ela mesma. O quão complicado foi interpretar isso?
Stana Katic:
 Foi interessante ver como o mundo dessa personagem a redefiniu. Ela não tinha nenhum poder sobre nada disso e quem ela pensava ser, de repente, foi tirado dela. Onde ela existe agora? Tudo mudou e todos estão confortáveis com a nova situação atual. A nova situação não envolve ela, então, como ela se reintegra nesse mundo? É uma exploração e tanto.

Global News: Quantas suspresas podemos esperar durante esta temporada?
Stana Katic:
Em cada episódio… no momento que você acha que sabe o que está acontecendo, assim que você acha que sabe quem está por trás disso, você se engana. [Risos] O fim, pelo o que vi, surpreende a todos. É um final suficiente para você se sentar e dizer: “Certo. Legal. Resolvemos a questão desse suspense para esta temporada.” Mas cara, eles criaram algo realmente extraordinário para a próxima… [Risos]

Global News: Como Emily cresce e muda quando retorna?
Stana Katic: 
Ela começa como vítima. Ela estava no cativeiro por seis anos e definitivamente foi torturada por esse tempo. Ela não se lembra o que ou o por quê… Ou qualquer coisa, sério. Há muitos segredos nessa família, essa família é mais complicada do que a maioria. [Risos] Esses segredos começam a ser revelados ao longo da série e o que acabamos descobrindo é que todos estavam realmente confortáveis em manter essas coisas escondidas. Agora que ela está de volta, os segredos são desenterrados.

Quanto a personagem, ela é forte, cara. Ela é uma guerreira. Ela teve que lutar pela sobrevivência e o objetivo principal dela era de reunir com o filho. Agora ela tem que lutar por cada elemento da identidade dela que está sendo removido. Em um momento, nessa temporada, ela é uma fugitiva… Vou parar aí, estou falando muito!

Global News: Em Castle você era a co-protagonista. Aqui, você é a personagem chave. Como isso é para você, particularmente, e em termos de sua trajetória de carreira?
Stana Katic:
Sabe, para mim essa série é um conjunto. Embora a história definitivamente dependa da minha personagem, isso não quer dizer nada sem o resto da equipe. Essa á a minha perspectiva em atuar, ponto. Temos um conjunto de atores incríveis e é um grupo internacional. Todos, de maneira geral, vieram e deram o seu melhor, adicionando o maior valor possível a história. Foi preciso muita energia para ter esse tipo de história por aí.

Inglês