Katic passou três meses na Bulgária gravando Absentia. Ela foi reconhecida apenas uma vez no metrô.

Stana Katic, conhecida por muitos como a detetive Kate Beckett [Castle] na telinha, se tornou uma cineasta ousada na Bulgária. O motivo são as gravações de sua nova série, Absentia. Além de atriz, Katic é a produtora executiva da série. Absentia estreia em 27 de setembro e será exibida todas as quartas-feiras, às 21:00, na AXN [Bulgária]. Todos os 10 episódios foram gravados na Bulgária, então veremos alguns conhecidos na telinha.

No primeiro episódio, Snejana Makaveeva interpretará uma stripper russa. Aleksandar Aleksiev, o Dr. Vassilev de Stolen Life, também estará na série. Em Absentia, o ator veste o jaleco de médico novamente. Borislava Stratieva, que estrelou no filme Directions, será Violet.

Esta é a segunda visita de Katic na Bulgária. Durante os dias em que ela passou fora do set, ela conseguiu ver Sofia e conhecer algumas tradições locais. Em sua conta no Instagram, ela publicou fotos do Museu Nacional de Arqueologia, a Fortaleza de Craca, em Pernique e o Museu de Arte Socialista. “Às vezes, eu gosto de caminhar pela rua e a Bulgária é tão bonita. Fui reconhecida apenas uma vez por duas garotas fofas no metrô. É fácil gravar aqui, pois as pessoas são bondosas e incríveis, elas respeitam o seu espaço,” a atriz disse em uma conferência de imprensa para a mídia europeia, na Bulgária.

Em Absentia, a personagem de Stana Katic, a agente do FBI Emily Byrne, está perseguindo um assassino em série violento em Boston. A marca registrada dele é que ele corta as pálpebras das vítimas. Sem querer, ela se torna uma delas. O corpo dela, no entanto, nunca foi encontrado. Emily desaparece sem ter chance de dizer adeus ao seu marido, Nick, interpretado por Patrick Heusinger (Jack Reacher: Sem Retorno), e para o filho deles de três anos, Flynn, interpretado por Patrick McCauley (Invocação do Mal 2).

O elenco inclui Cara Theobold, conhecida como Ivy Stuart, na série Downtown Abbey. Ela interpreta a compreensível e solidária nova esposa de Nick e nova mãe de Flynn. “Acho que meus instintos maternais são muito importantes para a minha personagem. Eu não tenho filhos, mas tenho um irmão mais novo. Então, me apeguei aos sentimentos que tenho por ele, para recriá-los na tela,” diz Theobold.

Stana Katic também se preparou para o papel de Emily. Apesar de todos acharem que ela está morta, a agente do FBI não está. Seis anos após o simbólico funeral dela, o marido dela recebe uma ligação indicando como encontrar um casebre abandonado. Dentro dele, embaixo do piso, dentro de um tanque de água fechado, está Emily. Apesar de ela não estar morta, ela foi submetida a tortura cruel por todos esses anos.

Para ser o mais realista possível em seu papel, Stana Katic conversou com vítimas de sequestros. “Eu não sei se vocês conhecem esse tipo de crime. Algumas jovens foram mantidas presas contra a vontade delas por mais de uma década. Curiosamente, estamos gravando nos Balcãs e aqui as pessoas sobreviveram de uma maneira incrível, sob circunstâncias terríveis. Sinto que esse sentimento está na equipe, andando por essa terra cheia de muita história. História que está vibrando dentro de seu povo. É incrível.

E ela adora o fato de que isso estará em Emily, “Uma das coisas que eu não queria fazer era a imagem de vítima. Existem muitas personagens de mães na TV que apoiam outros personagens. Emily é uma das poucas que é uma mãe e uma lutadora. Eu pensei, ‘Uau, eu não sei se existem muitas personagens como essas.’

Outro desafio para a atriz foi interpretar o papel de mãe. Ela assistiu vídeos de leoas e ficou fascinada com a coragem que essas fêmeas protegem os seus filhotes. “É assim com todos os animais. Quando sentem essa adrenalina, eles entendem o que são capazes de fazer e o que podem sacrificar para proteger os filhos deles,” Katic disse.

O ator Ralph Ineson, conhecido pelos fãs por Game of Thrones, também está em Absentia. “Meu personagem é o chefe do escritório do FBI, em Boston. Quando eles sequestram a Emily, ele era o parceiro dela. Acho que ele sente muita culpa, pois ela chamou por reforço, mas ele ficou no congestionamento. Por causa disso, ele não pode ajuda-la quando ela mais precisou. Ao mesmo tempo, ele conseguiu uma promoção e agora é o chefe. Durante todos os anos, ele não teve contato com a família de Emily e, quando eles a encontram, ele é o líder da investigação que procura pelo culpado,” diz Ineson.

Neil Jackson, que estrelou em Westworld e Sleepy Hollow, interpreta Jack Byrne. “Meu personagem era um respeitado cirurgião e, quando a irmã dele sumiu, ele desaparecia a todo o momento. Ele não consegue aceitar a perda. Ele começa a beber e se torna um alcoólatra. Ele perdeu a licença dele e, nos últimos anos, tenta juntar os pedaços da vida dele. Ele retorna a ser o que era e para de beber. Quando eles encontram Emily, todos os vícios dele retornam. Ele volta a beber e a vida dele sai dos trilhos. Jack sentiu inveja da irmã dele durante toda a sua vida, por ela ser adotada e ele, o filho biológico, ter ficado em segundo plano na vida dos pais deles. Meu personagem prefere que a Emily não retorne,” diz Jackson.

As cenas de ação de Absentia não são só dos agentes do FBI. O modelo israelense Angel Bonani é o detetive Tommy Gibbs. Ele é quem encontra os corpos das vítimas sem pálpebras. No entanto, o FBI intervém e tira a investigação das mãos dele.