A revista croata Gloria, publicada em 19 de outubro, conta com uma entrevista com Stana Katic. Nela, a atriz fala mais sobre suas raízes e as gravações de Absentia.

A atriz canadense-estadunidense de raízes croatas, Stana Katic (39), voltou a mostrar que gosta de interpretar mulheres fortes. Por 8 anos ela foi uma das preferidas do público da TV como Kate Beckett, na série Castle, até meados de 2016. Ao término das gravações ela teve curta férias, procurando por novos desafios. Em seguida, ela retornou a telinha, novamente como uma defensora da ordem pública, como uma agente do FBI.

Na curta série Absentia, que é transmitida na TV pelo canal a cabo AXN Adria, na Croácia, ela interpreta a agente do FBI Emily Byrne. Após 6 anos pensando que foi vítima de um assassino em série sentenciado à prisão, Emily aparece viva em um casebre na floresta. Ela não se lembra de quem a manteve sequestrada ou de nada do que aconteceu durante todos esses anos e o retorno para casa é difícil: o marido dela se casou novamente e o filho não a aceita. “Não sou ruim quando preciso interpretar uma mulher dura. Antes de conseguir esse novo papel, treinei karatê, então sei como bater quando é necessário.

A atriz de Hollywood de raízes croatas que retornou às telinhas como uma durona, mas justa agente do FBI revela o por quê, apesar do glamour e de ser uma atriz muito amada, é uma simples garota do [rio] Cetina.

Além disso, durante anos dancei ballet e amo quando posso me expressar com movimento, seja em uma cena de luta, na dança ou na forma como ando,” diz Stana Katic, que no primeiro episódio bate brutalmente em um dos criminosos.

Gravar dez episódios de Absentia foi particularmente difícil devido aos curtos prazos. Às vezes, era possível que ela gravasse cenas de três episódios diferentes no mesmo dia.

A cena mais difícil de gravar foi a que Emily quer escapar, pula no lago e nada até o outro lado. Naquele dia, a água do rio estava congelante. O diretor e os produtores ficaram na dúvida se deveríamos gravar. Eu estava bem preparada, eu usei uma roupa de mergulho primeiro e, então, a roupa que Emily estava usando, mas não foi fácil para mim. Eu não sabia como o meu corpo reagiria. Por sorte, mesmo fazendo muito frio, tudo aconteceu sem problemas. Esta talvez seja a minha cena preferida, pois ela descreve melhor como Emily enfrenta o perigo que poderia ser fatal. Mas ela não queria desistir em momento algum.” diz Stana Katic, que também é produtora executiva da série.

As gravações foram tão difíceis que ela espera que seu próximo trabalho seja em uma comédia. Ela também espera ter alguns meses livres para se dedicar a vida de casada…

Na verdade, apenas um dia antes do aniversário de 37 anos dela, em 25 de abril de 2015, ela se casou com o seu namorado de longa data, o empresário australiano de origem servia, Kris Brkljac.

Eles se casaram no idílico monastério ortodoxo Dragovic que foi construído próximo ao lago Peruca, no final do século XVI, e a atriz mostrou como é a pátria de seus pais.

Como a mais velha de seis filhos da família de Petra e Rada Katic, donos de uma loja de móveis, Stana sempre gostou de enfatizar que o pai dela era de Koljane, próximo a Vrlika e a mãe dela, da área de Sinj. Antes de ela nascer, os pais dela migraram para o Canadá, na cidade de Hamilton e, quando ela tinha 5 anos, a família se mudou para a cidade americana de Aurora, próxima a Chicago. Mas mesmo tendo crescido na América do Norte, ela nunca esqueceu das suas raízes croatas.

Estive lá pela primeira vez quando tinha 5 anos e, nos últimos anos, eu tenho tentado visitar a Croácia pelo menos uma vez ao ano. Esta primavera, até tentei aprender como preparar o máximo de pratos tradicionais possíveis. Visitei amigos e familiares e lhes pedi que me apresentassem a pessoas que ainda cozinham da maneira antiga. Aprendi muito, mas os meus favoritos continuam sendo acelga, pura e aspargos com ovos… Eu sei que são comidas simples de camponeses, mas eu gosto. As receitas não são complicadas, mas é preciso ter alimentos frescos e bem selecionados para um sabor de verdade. No verão passado, procurava por farinha de milho moída em um moedor de pedra e os aspargos mais deliciosos que crescem no terreno de minha prima, na Dalmacia. Eu adoro acelga tanto que plantei ele em meu jardim, na Califórnia. E, claro, amo peka. Estou orgulhosa do fato de que aprendi como fazer pão“, conta a bela de olhos verdes que esteve no filme de James Bond, 007 – Quantum of Solace, Codinome Cassius 7, com Richard Gere e em Big Sur, como a poetisa Lenora Kandel.

Muitas vezes, ela mostra o amor dela pela região do Cetina em fotos em seu perfil do Instagram. O fato de ela ser tão bem informada sobre os eventos daqui e mostrá-los nas redes sociais, como a construção da Central de Energia Térmica de Peruca, ela diz que espera que água potável exista para as futuras gerações também. Com as visitas dela, a língua croata dela está ficando melhor, mas ela ainda fala inglês em conversas oficiais. “Eu entendo tudo e todos me entendem. O problema acontece quando eu começo a falar sobre coisas além do dia a dia, por exemplo, a economia ou assuntos médicos. Nesses momentos, é difícil encontrar a palavra certa,” diz Stana, que usou a sua última viagem para enriquecer o vocabulário dela. “Eu estava interessada na diferença entre as palavras ‘nobreza’ e ‘sabedoria’. Por dois meses eu fiquei perguntando aos meus amigos e conhecidos qual palavra os descreve melhor. Sem exceção, eles escolheram ‘nobreza’ e essa é a minha palavra croata preferida,” disse a atriz, que sempre está vestida com glamour e elegante nas estreias de Hollywood.

Mas na vida pessoal ela é completamente diferente. Quando não grava nada, ela não usa nenhuma maquiagem, pois diz que o batom não ajuda muito quando ela está cavando no jardim dela. Ela aprecia o minimalismo ainda mais no guarda-roupa. “No meu guarda-roupa, apenas tenho o que preciso. Gosto de ter algumas peças escolhidas cuidadosamente que me vestem bem, ao invés de um monte de roupas boas nas quais eu me perco. Claro, às vezes eu compro algo sem pensar muito. Em uma recente viagem ao Japão eu fiquei animada com tecidos e túnicas que desafiam a moda e podem ser usadas hoje em dia, mas também daqui 10 anos. Eu constantemente caço nessas ocasiões,” diz a atriz que mantém a perfeita forma física com corridas regulares, yoga e andando de bicicleta.

Quando você pergunta para ela qual é a sua verdadeira face, a Stana “durona” da telinha ou a “glamourosa” do tapete vermelho, com um grande sorriso charmoso ela responde: “Nenhuma das duas. Se vocês perguntassem aos meus amigos, acho que eles responderiam que a Stana verdadeira é uma nerd brincalhona.

Inicio » Revistas | Magazines » 2017: Gloria Magazina (Novembro)