Então, sou Stana Katic. Sou a fundadora do “Alternative Travel Project” que é uma iniciativa global para encorajar as pessoas a ficarem sem carro por apenas um dia.

Vou lhes dar um monte de estatísticas e se algo for guardado, estão meu trabalho está feito.

Vocês sabiam que se todos no nosso planeta ficassem sem carro por apenas um dia nós economizaríamos 11.7 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Posso dizer que vocês estão entendendo.

Que tal isso? É preciso mais de um bilhão de árvores, 1,7 bilhões de árvores para absorver todo esse CO2. Então, um dia sem carro, 1 bilhão de árvores. Podemos afetar nosso meio-ambiente fazendo uma escolha diferente por apenas um dia.

E se você não liga pro meio-ambiente, que tal salvar vidas? A Associação Médica Britânica afirma que andar de bicicleta por 30 km por semana diminui o risco de doença arterial coronária no coração pela metade. Essa é a doença que mata quase 400 mil americanos por ano.

Podemos parar nisso por um segundo.

Se você não é fã de árvores, não curte salvar vidas, deixe-me contar algo que vai te pegar onde realmente dói: a “American Public Transit Association” estima que aqueles que usaram o transporte público em LA em 2012 economizaram quase 11 mil dólares anualmente. O transporte é a segunda maior despesa para um americano comum.

Então talvez você pensasse que ficar sem carro por apenas um dia não era grande coisa. É. Fazer uma escolha diferente em nosso método de transporte pode afetar nosso meio-ambiente, saúde e carteiras. É uma escolha que pode ter efeitos que se espalham em nossas próprias vidas, em nossas comunidades e globalmente.

Então hoje temos a oportunidade de apostar na ideia do que significa ter um estilo de vida no qual pedalamos, andamos de patins, andamos, usamos o skate, o que for, para andar por aí. Não seria ótimo se isso fosse o normal e andar pela nossa cidade fosse seguro, ativo e divertido e não exigisse horas no trânsito? É possível. Só precisamos exigir mais da nossa cidade e de suas infraestruturas de transporte.

Então, juntem-se ao CicLAvia, juntem-se a nós no ATP, e fiquem sem carro por apenas um dia. Isso pode mudar o mundo para melhor.