Alibi: Como você descreveria a quinta temporada de Castle?
Stana Katic: A quinta temporada é atrevida. Ela é divertida. Castle [interpretado por Nathan Fillion] e Beckett estão finalmente juntos, e agora eles têm que navegar pelo que significa quando ninguém na delegacia pode saber. O departamento de polícia de New York tem uma política restrita sobre relacionamentos entre seus funcionários. Não é permitido.

Alibi: Como você se sente sobre Castle e Beckett estarem juntos finalmente?
Stana Katic: Eu acho que definitivamente era hora deles estarem juntos. E eu estou feliz que eles estão. Eu sempre tive a opinião de que eles devem ficar juntos. Nessa temporada, eu estou ansiosa por vê-los navegar pelo que significa para eles estarem juntos. Além disso, nós exploraremos um pouco dos personagens também. É uma temporada muito legal e interessante.

Por que a química entre você e Nathan Fillion funciona tão bem?
Stana Katic: Nathan Fillion tem feito televisão por muito tempo, então ele fica bastante a vontade quando está trabalhando. Ele tem um ótimo senso da situação, então é ótimo poder trabalhar com alguém como ele, pois podemos nos divertir. Há muita coisa envolvida em criar uma química muito legal com um colega de trabalho – mas primeiro e antes de tudo, tem a ver com o roteiro. Se o roteiro funciona direito quando você vai e volta com seu colega de trabalho, então ele acaba nos dando uma química realmente natural.

O que você mais gosta em interpretar Beckett em Castle?
Stana Katic: Eu acho que Beckett é maravilhosa porque ela é imperfeita – mas apesar disso, ela tenta fazer a coisa certa. Ela pode nem sempre fazer o correto, mas ela está tentando. Para mim ela é interessante porque ela é muito complexa e eu acho que isso é o que faz dela mais convincente no final.

O que mais faz de Beckett uma personagem interessante de interpretar?
Stana Katic: Beckett tem uma grande quantidade de integridade. Ela é complexa, ela tem defeitos e ela não é uma personagem perfeita, então há muito para eu brincar como atriz. Isso é ótimo para mim.

Castle desfrutou de seu 100º episódio recentemente. Qual foi o ponto alto de trabalhar na série?
Stana Katic: Eu vim para Castle muito verde e aprendi muito nessa série. Quando você está escalando uma montanha, você foca em cada passo na sua frente; você não se concentra no topo – e é assim que eu abordei isso. Tem sido um ótimo aprendizado, pois eu era muito nova para esse tipo de televisão. Eventualmente, eu sairei com muito conhecimento – e eu não sei o que significa ter a energia necessária para fazer 100 episódios e além.

Quando você olhar para trás na série em 10 anos, qual lembrança de trabalhar em Castle se destacará mais em sua mente?
Stana Katic: Eu tenho tantas lembranças ótimas de trabalhar nessa série, mas eu acho que a que se destacará mais são as amizades maravilhosas que eu fiz nesse set. Eu conheci algumas pessoas espetaculares, maravilhosas e talentosas durante esse projeto.

E sobre as festas de elenco divertidas? De qual delas você se recorda mais?
Stana Katic: 
A festa para o 100º episódio será a que mais se destacará. Tinha bebida e um grande bolo no set – e muitas pessoas foram convidadas para comemorar conosco. Eu acho que foi especialmente legal que aproveitamos o momento para honrar todos que tem sido parte do projeto. Eu acho que isso foi bastante importante. Você tem que parar um momento e dizer “Wow, legal… Chegamos aqui.”.

Qual tem sido seu episódio preferido da Quinta Temporada?
Stana Katic: Primeiro episódio. Por quê? Porque sabemos que Castle e Beckett estão finalmente juntos e é lindo.

Os fãs da série têm estado ansiosos para ver o casal junto desde o começo da primeira temporada. Você acha que o casamento está no futuro deles agora que eles estão juntos? Ou um bebê?
Stana Katic: Eu não sei, mas eu acho que veremos o que acontece. Eu não sei no final qual é a ambição deles com esse relacionamento. Esses personagens podem fazer sentido como um casal para sempre e eu espero chegar lá, pois estamos trabalhando nessa direção, mas teremos que ver se conseguiremos isso da história deles.

Você tem falado muito sobre acreditar que Castle e Beckett pertencem um ao outro. Você consegue expressar suas opiniões aos roteiristas e produtores executivos da série?
Stana Katic: Eu sempre expresso minhas opiniões! Além disso, eles leem essas entrevistas. Eles sabem como me sinto e sabem como outros se sentem também. Que saber? É lindo assistir as pessoas amando. Também é lindo assistir as pessoas se desafiando. Alguns dos melhores filmes do mundo exploram essas ideias e eu espero que continuemos a fazer isso em Castle.