Por Lori Acken

Stana Katic sabe que os fãs de Castle têm muito em suas mentes agora que a Sexta Temporada retorna com novos episódios hoje à noite na ABC. Será que o assassino 3Xk realmente está de volta? Quando será que a marcha nupcial tocará para a nossa dupla preferida de escritor/policial? Será que Castle e sua filha já crescida Alexis se darão bem novamente? O que ela não sabe – as respostas para essas perguntas.

Eu adoraria provocar sobre isso ou aquilo, mas na maior parte do tempo eu estou no escuro junto com os telespectadores!” Katic ri. Ainda assim, ela diz que confia nos escritores da série para manter os fãs e o elenco de Castle felizes a cada semana.

Eu não esperaria menos,” Katic enfatiza. “Eles são narradores e o conceito de satisfação e mediocridade não são aceitáveis. Todos devem dar o melhor de si. E eles o fazem!

Nós perguntamos a Katic o que ela acha da Sexta Temporada até agora.

Channel Guide Magazine: Os escritores te contaram tudo sobre a reação de Beckett ao ouvir “I’ll Be Seeing You” no pendrive na caneta da Dr.ª Niemann? Porque Andrew Marlowe sugeriu que pode significar mais para Beckett do que apenas Tyson…
Stana Katic: Não, mas eu adoro ouvir isso vindo de você. Obrigada! [risos]

Channel Guide Magazine: Você também esteve nessa situação milagrosa – especialmente nos dias de hoje – de manter quase todos os personagens principais de Castle desde que a série começou. Como é ter esses relacionamentos longos fora do set em relação a interpretar um relacionamento que acabou de começar na telinha?
Stana Katic: Na verdade é muito agradável. Todo mundo tem desafios conforme os personagens se desenvolvem e é legal ter um histórico de contar essa história juntos no qual podemos nos apoiar e se for necessário, aprofunda-las ou adicionar algo interessante e divertido além do que está escrito. Eu acho que ter todo esse tempo de trabalho juntos que temos apenas nos beneficia e eleva cada história.

Channel Guide Magazine: Você está satisfeita com o ritmo e o modo como Beckett e Castle foram reunidos e como eles se tornaram um casal e em seguida, um casal público que não mudou os fundamentos de quem esses personagens são, tanto no trabalho quanto fora dele?
Stana Katic: Sabe, nós temos um modelo chamado The Thin Man, que é uma série de filmes divertidos – uma série de filmes antigos. É uma referência realmente antiga, mas eu acho que é bastante apropriada para essa história em algumas maneiras. E nós também temos referências do tipo “Jejum de Amor“.
Todas essas são referências antigas, mas sempre estamos pegando coisas dessas referências das quais estou citando. E primeiro de tudo, eu acho que a história não poderia continuar sem eles ficarem juntos como ficaram. Nós não conseguiríamos manter os fãs no suspense de desacreditar nisso por muito tempo, porque os personagens passaram por muitas coisas juntos.
Então eu acho que é maravilhoso e eu acho que é importante que esses personagens permaneçam quem eles são apesar do fato de estarem juntos. Isso é o que os trouxe juntos. Eu acho que eles fizeram um ótimo trabalho tentando manter esse equilíbrio. E é difícil! Não é fácil. Há muitos personagens para servir. Há muitas histórias para contar. Então é um ato de malabarismo muito difícil de fazer no dia-a-dia.

Channel Guide Magazine: Essa temporada também tem permitido aos telespectadores se aprofundarem nos personagens de Ryan (Seamus Dever) e Esposito (Jon Huertas) e no companheirismo deles e relacionamentos pessoais – isso tem sido divertido para você também, assistir e fazer parte disso?
Stana Katic: Oh, com certeza! Eu tenho sido uma defensora por um tempo! …Todos esses personagens são maravilhosos e os atores que os interpretam são realmente fantásticos. Eu recentemente vi Jon, por exemplo, fazer um curto filme com Tamala [Jones, que interpreta o interesse amoroso de Huertas na série, a médica legista Lanie Parish] e eles estavam lindos. Eles eram estrelas de cinema. Então é legal poder trabalhar com pessoas que são apaixonadas e se comprometem com a arte de contar histórias. E cada um deles merece um momento para brilhar.

Channel Guide Magazine: Uma das minhas coisas preferidas sobre a primeira metade da Sexta Temporada é quão completa a transformação de Alexis foi, de adolescente para mulher – e assistir Molly Quinn interpretar isso. Como é para você a ver crescer e evoluir na série?
Stana Katic: Eu acho que a personagem é uma mulher agora e que o relacionamento entre um pai e uma filha é sempre algo que é sagrado e sempre afetará as decisões que a filha faz para seu futuro. E eu gosto da maneira que os escritores têm navegado por essa história. Eu acho que é uma história bonita.

Channel Guide Magazine: Você gosta da maneira sutil na qual o relacionamento de Beckett e Alexis foi lidado, conforme Beckett e Castle estão cada vez mais próximos?
Stana Katic: Eu conheci algumas pessoas no set que têm filhos e são divorciados e adorariam ter um novo relacionamento, e isso é difícil – porque a pessoa chegando nesse relacionamento precisa respeitar essa combinação muito mais profunda que é a de um pai e um filho. Então eu acho que eles têm – eu espero que eles tenham – feito um ótimo trabalho mostrando que a personagem de Beckett reconhece a importância do relacionamento de pai e filha, e mesmo a da filha e sua mãe, que é interpretada por Darby Stanchfield, uma das atrizes principais de Scandal. Isso é um território no qual você não pode entrar. E por que entraria? Ela é uma mulher maravilhosa, a personagem de Molly. O relacionamento dela com seu pai é enorme, e eu acho que Beckett apenas serve como uma amiga em potencial no fim das contas. Se a personagem de Molly alguma vez precisar de alguma coisa, Kate poderia ser sua amiga.

Channel Guide Magazine: Como vocês trabalharam juntos por seis temporadas, os roteiristas da série estão abertos a palpites dos atores sobre seus personagens e motivações?
Stana Katic: Para o crédito de Andrew Marlowe, ele é um excelente showrunner. Eu realmente amo trabalhar com ele. E ele sempre deixa a porta aberta para diálogo. E isso é algo incomum para alguém nessa posição. E é ótimo, porque cada ator sente como se eles tivessem uma parte e uma voz no processo criativo. Mas isso não significa que todas as sugestões que fazemos – como interrogar mímicos – são usadas. Mas pelo menos há um diálogo e há a oportunidade para um, se necessário.

Channel Guide Magazine: Eu li uma série de coisas que são potencialmente ameaçadoras – James Brolin está de volta como Jackson Hunt no que parece uma história grande e Senador Bracken com aquela observação de “favor de uma vida” ainda está pairando no ar…
Stana Katic: Eu não sei o que acontecerá com o Senador Bracken – ou se alguma coisa está acontecendo com o Senador Bracken – mas James Brolin está de volta. Nós acabamos de terminar a sua história e foi maravilhoso trabalhar com ele.

Channel Guide Magazine: Os fãs de Castle são muito apaixonados pela série. O que você mais ouve quando os encontra?
Stana Katic: Muitas pessoas encontraram uma mentora na personagem de Beckett – isso realmente é algo que eu ouço muito, e claro, eu ouviria porque eu interpreto a personagem. [risos] Eu percebo que muitas jovens mulheres foram encorajadas a fazer algo que elas queriam fazer por causa da personagem de Beckett. O que é maravilhoso! É muito inspirador ouvir isso. É legal interpretar alguém que possibilita que outras pessoas alcancem seus objetivos, seja ousada e sonhe.

A sexta temporada de Castle retorna com novos episódios hoje à noite, na ABC.