Por Peter Antonakis

Atriz de Hollywood de sucesso, mas com o pé no chão. Assim é a verdadeira estrela, que nos impressionou com sua simplicidade e humildade.

Assim é Stana Katic, que está aqui e protagoniza a 7ª temporada de Castle, a série de muito sucesso da ABC e exibida na Grécia e Chipre exclusivamente pela FOX Life.

O papel da dinâmica e persistente detetive Kate Beckett se estabeleceu nessa maravilhosa atriz nascida no Canadá, mas com raízes sérvias. Entre o curso de sua carreira na televisão, ela atuou ao lado de Richard Gere, em “Codinome Cassius 7”, Daniel Craig, em “007 – Quantum of Solace”, Daniel Craig e Greg Kinnear em “Banquete do Amor” e Samuel L. Jackson e Eva Mendes em “The Spirit – O Filme”.

E imaginar que no início, sua atuação só entrou em cena com autores clássicos gregos. Especialmente Nikos Kazantzakis e Alexis Zorba, livro que ela leu e utilizou. “É um livro maravilhoso que te inspira. Especialmente a relação entre Zorba e seu chefe. Eu usei isso para um papel na escola (de teatro).

Quando a proposta para “Castle” apareceu, ela a aceitou de braços abertos, fato que mudou sua carreira e sua vida. Após muito tempo, 7 temporadas, vimos a personagem que ela interpreta crescer, mas o mesmo aconteceu com ela?

Faz mesmo muito tempo. A personagem não tem só autoridade, tem muitas outras coisas. Vulnerabilidade, é romântica, dinâmica, às vezes bobona, é um pouco de tudo, como todas as pessoas. A personagem, no entanto, evoluiu drasticamente desde o início porque ela tinha uma razão para se tornar detetive, pois sua mãe havia morrido. Essa era a força que a guiava por detrás da busca por justiça. Quando, no início, o tom era mais emocional, ao longo dos anos se tornou mais pragmático, algo mais “letal” no fim do dia. Quanto a mim, pessoalmente, quando você trabalha tantas horas em uma série, você tem que ter suas próprias ferramentas para ser capaz de criar personagens, momentos, cenas. E aprender a trabalhar em um ritmo acelerado, mas mantendo sua resistência. Tudo isso nos faz melhor, uma maquina que funciona melhor. Eu sabia algumas coisas antes de começar, mas é diferente quando você está trabalhando no mesmo set com as mesmas pessoas por 6 anos. É um ambiente seguro. Você pode ter sucesso e falhar na frente deles, assim como uma variedade de interpretações que faz de você um ator melhor. Talvez, um profissional melhor, eu diria.

Com a série que é como “a sobremesa após o jantar” os telespectadores podem assisti-la e aprecia-la, episódio a episódio. Ela gostaria de dirigir em algum momento, e ir além de sua produtora, no entanto, ela ainda procura papeis interessantes. Ficamos imaginando se ela temia ser conhecida apenas como Kate Beckett.

Estou sempre à procura de papeis no verão, algo que me dará a oportunidade de tentar algo completamente diferente. Esta é a coisa mais impressionante para um ator. Após 9 meses filmando a série e não se sentir exausta. Eu quero continuar a atuar, e isso às vezes me dá combustível para a próxima temporada. Eu gosto de levar a inspiração de outros projetos para a série.

Katic é socialmente ativa e não descansa nem um minuto. Veja o “The Alternative Travel Project”, criado em 2010.

O Alternative Travel Project quer encorajar as pessoas a saírem da bolha de seus carros. É uma iniciativa que encoraja as pessoas a usarem o transporte público, andar de bicicleta, andar, utilizar diferentes maneiras de locomoção. Los Angeles é uma cidade onde tudo gira em torno do carro. Mas isto está mudando nos últimos anos. Há uma tendência de cultura jovem que quer mudar as coisas, que exige algo diferente em suas vidas.

Com muita honestidade, ela nos conta que teve a chance de ver muito em Atenas, em Sounion, e falou sobre a apresentação de Don Giovanni, Yannis Chouvarda que ela gostou muito (“Uma das melhores óperas que eu já assisti e acredite, eu já vi muitas,”), além do mais ela não esperava ir tão longe e ver tudo isso. E honestamente, nem nós esperávamos ser tão fascinados por Stana Katic, uma mulher adorável que dá a Hollywood uma reputação incrivelmente boa…