No começo desta semana, Metro (o sistema de transportes de Los Angeles) e o Alternative Travel Project (ATP) mediaram um painel que discutia acesso, segurança e oportunidades para mulheres em busca de alternativas de transporte ao carro. O painel foi moderado pela atriz, ativista e fundadora do Alternative Travel Project, Stana Katic e composto por: DCEO da Metro, Lindy Lee; Chefe da Divisão Policial de L.A., Ronene Anda; Coordenadora de Pedestres da LADOT, Margot Ocañas; Director of Community and Innovation (Diretora de Inovação e Comunidade) da Fundação Goldhirsch, Shauna Nep e o professor da Universidade do Sul da Califórnia James Haw.

Os tópicos abordados na discussão incluem:

  • Mais opções de locomoção significa mais independência – o que é importante quando você está sem carro por escolha, mas ainda mais importante quando você está sem carro por necessidade.
  • Segurança é primordial. Se as mulheres deixarão seus carros, elas têm que se sentirem seguras a fazê-lo. Esta é uma questão que está sendo abordada de diversas maneiras, desde a engenharia – LADOT menciona temporizar a travessia de pedestres para permitir que eles andem primeiro, aumentando a visibilidade deles perante os motoristas – à educação (como relatar problemas enquanto transitam) e tecnologia (câmeras em ônibus e trens, e o app “Metro’s Transit Watch”).
  • Melhores soluções de primeiro km/último km. Mais pessoas estariam dispostas a tentar métodos alternativos de transportes se fosse mais fácil começar e terminar viagens. Shauna Nep mencionou que as opções de compartilhamentos de carro, como a Lyft and Uber, são formas cada vez mais populares de se conectar com o transporte público.
  • Nep também disse que ter um carro está se tornando menos importante do que ter a última tecnologia. A geração Y – eu inclusa – prefere gastar dinheiro em gadgets que nos conectam com as nossas redes sociais. E o trajeto nos dá a oportunidade de usar esses gadgets. Então basicamente tecnologia > dirigir?
  • Menos carros nas ruas significa melhor saúde para todos, porque os carros de hoje – enquanto significamente mais limpos que os do passado – ainda poluem. Então, mesmo que seja por um dia na semana, você não pode tentar ficar sem carro? Pense nas crianças!
  • Stana Katic menciona que enquanto nomear as linhas de metrô com as cores primárias é bom, ela espera por uma “Linha Zebra” algum dia. #EuConcordocomStana

Fonte: The Source

Mais fotos do painel “In Her Shoes” (Nos Sapatos Dela, em tradução livre) foram adicionadas em nossa galeria.