(KGET) – A atriz e produtora canadense-estadunidense Stana Katic junta-se a uma lista crescente de artistas que ajudaram a levar a personagem dos quadrinhos Mulher-Maravilha para as telinhas e telonas. O retrato de Katic da heroína amazona é para o lançamento da DC Universe Movies, Sociedade da Justiça: Segunda Guerra Mundial.

Katic sentiu uma grande obrigação ao assumir a voz da Mulher-Maravilha.

Eu realmente sinto um senso de responsabilidade com uma personagem como a Mulher-Maravilha porque eu sei o quão importante ela é para o público“, diz Katic. “Especialmente, aqueles que descobrem que podem se identificar com a personagem.

Tive uma experiência durante a quarentena, quando eu cuidei de muitos membros da família. Minha sobrinha estava sob meus cuidados e tivemos que levá-la à emergência. Enquanto esperávamos, percebi que ela estava nervosa. Então, eu mostrei os vídeos da Mulher-Maravilha de diferentes filmes e séries de TV e percebi que isso a animou. Isso lhe deu confiança para enfrentar tudo naquele dia.

Ver essa reação ao seu redor pelas mulheres guerreiras ancestrais levou Katic a assumir o papel em Sociedade da Justiça com uma grande reverência pela mitologia da personagem e um desejo de acrescentar algo a ela de uma forma pequena.

Katic teve essa chance na produção do longa-metragem de animação que esta disponível em plataformas digitais desde 27 de abril e em Blu-ray, a partir de 11 de maio. Um Barry Allen moderno, de antes da formação da Liga da Justiça, chega no meio de uma batalha entre super-heróis da Era de Ouro da DC e os nazistas. Liderado pela Mulher-Maravilha, o grupo inclui o Homem-Hora, a Canário Negro, o Gavião Negro, Steve Trevor e Jay Garrick. Katic dá voz à líder do grupo, a Mulher-Maravilha.

Esta não é a primeira dublagem da atriz mais conhecida por interpretar Kate Beckett na série criminal-romântica da ABC, Castle, de 2009 a 2016. Ela foi a voz de Talia al Ghul no videogame Batman: Arkham City e falou pela Lois Lane na animação Superman: Sem Limites.

Ser a voz da Mulher-Maravilha em Sociedade da Justiça é o trabalho mais extenso que ela já fez para um projeto de animação. Também exigiu que ela encontrasse a voz certa para a personagem, para diferenciá-la de como outros interpretaram a Mulher-Maravilha ao longo dos anos.

O segredo foi honrar a mitologia da Mulher-Maravilha que vem se desenvolvendo desde que a personagem foi apresentada em 1941.

Honrar essa mitologia significou que a Mulher-Maravilha teria um sotaque,” diz Katic. “E, para mim, isso foi uma tarefa interessante porque tive a oportunidade, de certo modo, de imaginar como essas guerreiras do tipo citas, ilíricas e trácias falariam hoje em dia.

Então, me agarrei a essas regiões e adicionei uma pitada de minhas avós, que foram sobreviventes da Segunda Guerra Mundial e criamos esta versão.

Sociedade da Justiça é apenas o crédito mais recente em uma longa carreira de atriz para Katic. Ela interpretou Hana Gitelman em Heroes, Collette Stenger na quinta temporada de 24 Horas e Jenny no filme Banquete do Amor. Ela também apareceu em The Spirit – O Filme, 007 – Quantum of Solace e O Guardião: A Maldição do Cálice de Judas.

Gravar a voz para um projeto animado pode ser um processo demorado. Katic credita o diretor de voz Wes Gleason por ajudá-la a manter a voz da Mulher-Maravilha durante todo o processo de gravação. Gleason é diretor de voz e elenco de séries de TV animadas e filmes para DVD, bem como videogames feitos pela DC.

O trabalho inicial em Sociedade da Justiça foi complicado pelo fato de Katic estar trabalhando na Bulgária, no suspense da Amazon Absentia, no qual ela interpreta a agente Emily Byrne. Mas, cada vez que Katic se colocava na frente de um microfone, ela vinha bem preparada com a voz da Mulher-Maravilha em sua cabeça. Se houvesse algum problema, Gleason tinha amostras de suas sessões de gravação anteriores prontas.

Eles garantem que você esteja bem equipado com gravações que você pode consultar e usar como referência,” diz Katic. “Gravamos o primeiro dia na Bulgária, o que é meio engraçado porque serve como um tipo de pano de fundo trácio e ilírio que eu procurava para a personagem.

Daí, a segunda gravação foi feita depois que entramos em quarentena. Essa sessão foi realizada aqui nos Estados Unidos.

Sociedade da Justiça reúne Katic e Matt Bomer novamente, desde que eles estrearam na franquia da DC Universe Movies como Lois Lane e Superman no filme de 2013 Superman: Sem Limites. O elenco de voz também inclui: Armen Taylor como Jay Garrick; Elysia Rotaru como Canário Negro; Liam McIntyre como Aquaman; Omid Abtahi como Gavião Negro; Matthew Mercer como Homem-Hora; Keith Ferguson como Dr. Destino; e Chris Diamantopoulos como Steve Trevor.

Veja também um vídeo de Stana Katic falando sobre interpretar a super-heroína.