Absentia é baseada em uma história verdadeira? Stana Katic diz que o cativante mistério vai atrair os telespectadores

Por Drew Koch

Há um novo thriller de TV que certamente fará com que seu sangue corra tão frio quanto uma explosão do Ártico:

Há um novo suspense na TV que certamente fará com que seu sangue corra tão frio quando uma explosão no Ártico: Absentia. Tendo estreado em 2 de fevereiro, a história dá certinho com a fase de drama criminal pelo qual todos estão passando. Mas, se você está curioso se Absentia é baseado em uma história real, você deveria saber que todos são apenas atores muito convincentes retratando uma escrita fictícia realista. No entanto, a estrela principal da série, Stana Katic, conta ao Bustle por telefone que a representação dela tem inspirações do mundo real. “Não é difícil entrar no Google e encontrar partes do mundo que estão sob extrema dureza,” Katic diz. “Ler e ver essas experiências humanas que são horríveis de imaginar do conforto da nossa casa nos EUA. Então, isso foi uma parte da minha exploração como atriz.

Os fãs de Katic a reconhecerão de sua longa série Castle, mas não esperem que Absentia seja parecida. “Castle era única, porque levamos algumas cenas ao longo dos anos e, claro, era um dramédia romântico procedural. No entanto, [Absentia] é um suspense psicológico, então é um tom muito, muito diferente,” Katic diz sobre qualquer tentativa de comparar as duas séries.

Em Absentia, Katic interpreta Emily Byrne, uma ex-agente do FBI que é sequestrada e mantida em cativeiro por seis anos por um sequestrador perturbado. Ela é dada como morta e seu marido e filho seguem com as vidas deles na ausência dela. (Entenderam? Ausência [em inglês, Absentia]) A série começa após o resgate da ex-agente e conta a história da tentativa dela de se integrar de volta à sua vida, embora nada seja como parece para Emily. O resultado é um suspense psicológico sombrio e destemido que subjuga as ideias dos telespectadores quanto ao que eles acham que sabem sobre essa mulher desaparecida e a vida que ela levava (mas não se recorda) como prisioneira torturada por quase uma década.

Além de estrelar em Absentia, Katic é uma das produtoras executivas. Ter esse nível de contribuição foi um grande motivo pelo qual Katic queria se envolver com a série. “Ser uma produtora executiva era algo que era emocionante, pois eu podia participar e ajudar em outras partes da cinematografia que são intrigantes para mim… e realmente estimulantes. Então, isso foi muito divertido,” ela diz. Katic também fala muito bem da co-criadora da série e da roteirista. “Ela veio da mente de Gaia Violo,” ela diz sobre a história única de Absentia. “Até onde sei, não é baseada em nada da vida real. Ela vem da mente incrível e criativa da nossa roteirista original.

A premissa criativa é o que deu lugar para uma inversão do papel anti-herói na tela. A maneira como a série enquadra isso, Emily Byrne é, aparentemente, mais do que apenas uma vítima e está, possivelmente, sendo incriminada como a mal feitora de alguns dos assassinatos mais horríveis da série.

Em muitos casos, o anti-herói é um personagem masculino, mas nesse é feminino,” Katic diz. “Acho que isso é muito interessante para eu, como atriz, explorar, mas também para um público navegar. Existem os Tony Sopranos, os Thomas Shelbys, o personagem de Tom Hardy em Taboo. [Esses são] todos os personagens que eu com certeza adorei assistir e sou totalmente devota. No nosso caso, é Emily Byrne.

E, só porque a série não é explicitamente baseada em circunstâncias do mundo real, não significa que Katic não usou cenários reais para pesquisar a personagem dela. Enquanto ela diz que, com certeza, está ciente de sequestros dos dias atuais e eventos que podem parecer semelhantes, no final, ela se inspirou em acontecimentos mais antigos: os da Segunda Guerra Mundial, para ser mais específica. Junto com a leitura de livros mostrando o papel vital que as mulheres tiveram durante a guerra, ela diz que também conseguiu inspiração no livro Em Busca de Sentido. Escrito pelo psiquiatra Viktor Frankl, ele conta a experiência do período dele em Auschwitz durante a guerra.

[Frankl] analisa quem sobrevive e o por quê,” Katic fala sobre o livro.”Duas das coisas que ele citou como razões de por que as pessoas foram capazes de sobreviver foram, em primeiro lugar, ter algo para se esperar. Ter algo do lado de fora desse mundo para ansiar e esperar. No caso da Emily era o filho dela. A esperança de que ela pode se reconectar com ele… [A segunda razão] é um senso de humor muito negro.

Enquanto Katic diz que muito da inspiração dela vem do passado, os fãs provavelmente também estão muito curiosos sobre o futuro da série, agora que todos os episódios foram lançados na Amazon. Katic parece pensar que é menos uma questão de ‘se’ e mais uma questão de como seria. “Acho que a conversa atual está voltada para como a segunda temporada seria? ela diz. “Acho que no que diz respeito a ser autorizado, só tenho que deixar para a Amazon dizer.” No entanto, o que está muito claro é o desejo dela de continuar a interpretar a Emily. Quando perguntada se ela retornaria para uma possível segunda temporada, ela apenas tinha uma palavra a dizer: “Sim.

E há muitas histórias para futuros episódios explorarem, dada a natureza misteriosa da série. “É uma desses tipos de histórias que, assim que o público acha que sabe o que está acontecendo e quem está por trás disso, há outra informação que diz, ‘Não, tente de novo,’” Katic observa. “Acho que ela será emocionante para o público, especialmente para os amantes de mistérios e assim por diante. Porque eu sei que as pessoas adoram unir as peças de um quebra-cabeça.

Assim, Absentia pode não ser baseada em uma história verdadeira e singular, mas isso certamente não faz dela menos atraente. Essa série tem reviravoltas que fariam o M. Night Shyamalan ficar surpreso e os telespectadores podem tentar solucionar os enigmas com todos os episódios da primeira temporada disponíveis para assistir agora na Amazon Prime [Crackle, no Brasil].