Em uma entrevista exclusiva ao site MEAWW, a atriz e produtora Stana Katic e o showrunner Will Pascoe falaram sobre incluir a questão dos refugiados sírios na terceira temporada da série e o futuro dela.

A terceira temporada de Absentia estreou na Amazon Prime Video (Estados Unidos, Reino Unido, Itália e alguns países da Europa) em 17 de julho. Na terceira temporada, Stana Katic, Matthew Le Nevez e Patrick Heusenger, entre outros, reprisam seus papéis como Emily Byrne, Cal Isaac e Nick Durand em uma emocionante série criminal de suspense que aparentemente chega ao fim, quando Emily conseguiu obter justiça para si mesma, sua família e outras vítimas nesta temporada, mas o final também deixa a possibilidade de um novo começo para a Agente Especial Byrne, se a série for renovada. Nesta entrevista exclusiva com a atriz e produtora executiva Stana Katic e com o showrunner Will Pascoe, ficamos sabendo do que aconteceu durante a produção desta temporada, especialmente os temas – a crise dos refugiados, golpes experimentais de empresas farmacêuticas, tráfico de órgãos – e a representação do mesmo.

Falando sobre como eles incluíram com sucesso a transferência de refugiados sírios, empresas farmacêuticas desonestas que tentam lucrar com pessoas em risco, Pascoe disse que houve muito trabalho duro e muitas noites tardias. Ele explicou: “Temos sorte de termos uma excelente equipe de roteiristas que realmente se empolgou com as histórias que queríamos contar nesta temporada. E queríamos falar sobre alguns dos problemas do mundo que poderiam ser colocados em evidência.

Ele também acrescentou: “Apenas queríamos falar sobre algumas das coisas que acontecem no mundo, dramatizá-las e colocar nossos personagens nessas situações e fazer com que eles tenham escolhas difíceis diante deles, para que possamos ver o que eles fazem e como saem disso, como saem mudados e afetados por essas decisões e experiências.

Pascoe também valorizou a ótima equipe que a série teve na Bulgária e como eles ajudaram a trazer com sucesso um conceito para a tela. Stana Katic, que também atua como produtora executivo da série, acrescentou: “Esta é uma história muito internacional que está sendo contada por uma equipe internacional, nosso grupo estava chegando de avião ou vindo de todo o canto do mundo, e eu estou falando da Costa Rica, África do Sul, França, Israel, Polônia, EUA, Grã-Bretanha, todas as áreas da Grã-Bretanha.

Ela disse que essa equipe trouxe não apenas seu talento criativo a bordo, mas também sua visão de mundo, e como a equipe se importava com o que estava sendo dito e retratado na série. Ela explicou, “Quando eu pedia que o nosso mixador de som de Israel falasse comigo sobre as experiências que estavam sendo passadas para ele na tela… Foi uma experiência muito bonita contar esta história junto com a sua perspectiva global.

Uma das coisas que a série aborda é o tráfico de órgãos e também muito no início da temporada. Falando sobre se essas foram idéias orgânicas que foram desenvolvidas em continuação com as temporadas anteriores ou se fizeram uma tentativa consciente de esclarecer essas questões específicas, Pascoe disse que as questões eram pessoais e importantes para ele. Ele também acrescentou que um dos roteiristas da série, Katrina Cabrera Ortega, é mexicana-americana de quinta geração que foi profundamente afetada pelo que estava acontecendo na fronteira sul, quando as famílias estavam sendo separadas. Isso o levou ao pensamento de como dramatizar algo assim e se isso poderia ser colocado no mundo de Absentia. Ele também explicou que Katic também o inspirou a incluir esses temas na série.

Falando sobre Stana Katic, ele disse, “Parte de toda a inspiração da temporada foi como meu primeiro encontro com Stana (Katic). E eu entendi que ela estava meio envolvida com o mundo e envolvida com questões políticas e sociais. Ela estava simplesmente muito mais conectada e comprometida do que eu imaginava.

Ele acrescentou ainda: “Ela realmente lê muito. Ela é uma pensadora profunda. E eu fiquei tipo, ‘tá, então a atriz está meio que dedicada a essas coisas. Então, por que não simplesmente planejamos a temporada para olhar para algumas dessas questões, porque eu gosto disso, a estrela da série, que também é uma produtora executiva e que também gosta disso foi um pouco inspiradora. Tipo, podemos contar para um ótimo suspense de caráter psicológico, mas também explorar o mundo em que vivemos agora, na esperança de abrir os olhos do público para coisas maiores das quais eles talvez não estejam cientes e tentar envolvê-los e fazê-los dar uma olhada mais profunda no mundo em que vivem.”

Sobre o futuro da série, Will Pascoe brincou que, para não vermos mais o Flynn sofrendo, a quarta temporada serie um “seriado cômico e todos meio que ficariam na sala de estar,” Stana Katic completou que eles estariam fazendo musicais. Mas falando sério, Will Pascoe comentou sobre o futuro da série, “Não sabemos ainda sobre a quarta temporada. A terceira temporada precisa de ser lançada na Amazon e os poderes lá de cima têm que tomar alguma decisão sobre a série e o futuro dela e coisas assim. Então, agora estamos apenas nos divertindo com a empolgação da terceira temporada, que será lançada em algumas horas, e esperando que as pessoas a amem e assistam com a mesma paixão que eles a esperavam.”