Biografia
Nome: Stana Katic
Data de Nascimento: 26 de Abril de 1978
Local: Hamilton, Ontário, Canadá
Signo: Touro
Irmãos: 4 irmãos e 1 irmã
Altura: 1.75m
Cabelos: Castanhos
Olhos: Verdes
Stana Katic nasceu no distrito industrial de Hamilton, Ontário, em 26 de abril de 1978, de pais servo-croatas de sobrenome Katić. “Meus pais são sérvios da Croácia. Eu nos chamo de Dalmatas (Dalmacianos), pois essa é a parte do mundo da qual a gente se originou. Eu tenho familiares sérvios, croatas e até alguns montenegrinos.”
Seu pai, da cidadezinha de Vrlika (Dalmácia, Croácia), e sua mãe, de uma área próxima a Sinj (Condado de Split-Dalmácia, Croácia), se mudaram para o Canadá antes de seu nascimento, na tentativa de dar uma vida melhor para ela e seus irmãos que não puderam esquecer suas raízes (Stana Katic aprendeu a língua sérvia com seus pais). Quando Stana Katic era ainda pequena, eles se mudaram novamente, desta vez para Aurora (Ilinóis, Estados Unidos), onde abriram uma loja de móveis e tiveram mais cinco filhos: quatro meninos e uma menina. “Meus pais são imigrantes europeus. Eles vieram para os Estados Unidos com $1.500, duas malas e eu, e eles conseguiram construir um negócio e um futuro para a família deles.”
Stana Katic passou sua infância se mudando do Canadá para os Estados Unidos e, ainda criança, se apaixonou por teatro, estudou piano, ballet e caratê. Após se formar na West Aurora High School, em 1996, como uma das melhores alunas de sua classe, a atriz decidiu se mudar para o Canadá após ser aceita na Universidade de Toronto (ela estudou relações internacionais, biologia e um pouco de direito). Mas foi o encontro ao acaso com um amigo nas ruas de Toronto que decidiu o rumo de sua vida e mudou tudo, “(ele) me perguntou se eu trabalharia nesse curta que ele estava produzindo.” O curta Acid Freaks (1999) foi o que lhe proporcionou o gostinho de ser atriz e deu início a sua carreira.
Então, Stana Katic voltou para os Estados Unidos e entrou para a prestigiosa escola de teatro de Chicago da DePaul University, a Goodman School of Drama e seguiu fazendo testes para uma variedade de produções locais.
Após estrelar em diversas peças em Chicago e Nova York (The Seagull, Romeu & Julieta, Charlie Sex Boots, Danny & The Deep Blue Sea, Burning Chrome e Richard III), Stana Katic se mudou para Los Angeles para seguir sua carreira de atriz. “Eu cheguei a Los Angeles no verão, depois que me formei. Meus pais haviam me dado algum dinheiro e sua benção e passei quatro dias viajando. Eu achei que tinha fechado um acordo com uma agência, mas quando eu cheguei, vi que não era assim. (…) Eu fiquei perdida nos primeiros meses, realmente não foi fácil. Eu dormia em albergues, às vezes no carro, apenas para não gastar dinheiro. Depois de um tempo, eu consegui um emprego – eu vendia móveis em uma loja de departamentos em Los Angeles – o que foi bom para mim, porque eu podia alugar um apartamento. Pouco tempo depois, conheci meu empresário, com quem eu ainda trabalho hoje, e comecei a entrar no cinema e na televisão.”
Stana Katic fez sua estreia nos filmes, com um papel no longa de gangsteres, Shut-Eye, em 2003. No entanto, 2004 foi seu ano, pois foi quando ela fez diversas participações especiais em séries, como The Handler, Alias: Codinome Perigo, Dragnet, The Shield – Acima da Lei e JAG – Ases Invencíveis. Continuando sua carreira tanto no teatro (Private Fittings, 2005), quanto nos filmes (Truth About Kerry, gravado em 2004 e Punhos de Campeão, em 2005) e em séries (Divisão Criminal e Plantão Médico), foi seu papel como Collette Stenger, na quinta temporada de 24 Horas (2006) que aumentou instantaneamente sua visibilidade em Hollywood. No ano seguinte, ela fez duas aparições em Heroes, como Hana Gittleman.
O filme indie de drama Banquete do Amor (2007) lhe deu a chance de interpretar uma personagem sem armas ou planos nefastos, ela era “a outra” que surge no casamento de Bradley Smith (Greg Kinnear) e Kathryn Smith (Selma Blair). Após esse projeto, ela voltou a atuar em papéis mais durões, como em The Unit (2007) e na minissérie canadense Seremos Reis (2008). Nessa época ela foi a personagem principal do filme violento de ação Stiletto – A Vingança Nunca Foi Tão Doce: uma assassina russa que elimina uma lista de caras maus.
A atriz continuou suas breves aparições em filmes, como no 22º filme de James Bond, 007 – Quantum of Solace, como uma espiã canadense, alvo da organização Quantum. A televisão logo lhe trouxe outro papel: Simone, uma cantora de salão com habilidades psíquicas no terceiro filme da série da TNT, O Guardião, em O Guardião 3 – A Maldição do Cálice de Judas (2008). Ao final de 2008, Stana Katic estava de volta aos cinemas com um filme de Frank Miller. Na adaptação dos quadrinhos para The Spirit – O Filme, ela era Morgenstern, uma policial novata, mas boa de mira.
A oportunidade de sua vida veio em 2009: a chance de estrear numa série de TV como personagem principal em Castle, interpretando a Detetive de homicídios Kate Beckett. A série mostra como um egocêntrico escritor de livros de mistérios (Nathan Fillion) ajuda a audaciosa, durona, mas ainda encantadora detetive a resolver crimes e faz dela sua musa em sua nova série de livros. Em 2015, ao retornar para a 8ª temporada, Stana Katic acumulava mais uma função além de interpretar a Detetive Kate Beckett: a atriz se tornou uma das produtoras da série. Ao final da 8ª temporada, em abril de 2016, a ABC anunciou a demissão de Stana Katic da série, devido a cortes de gastos. Um mês após sua demissão, a ABC decidiu cancelar a série.
Enquanto conciliava seu trabalho na série – que começou com baixa audiência na primeira temporada e que se tornou um sucesso – com gravações de filmes, Stana Katic estrelou no filme dos Irmãos Polish For Lovers Only (2010). O filme que é todo em preto e branco foi filmado na França com uma Canon 5D, editado em computadores caseiro, lançado apenas no iTunes e faturou mais de 200 mil dólares.
Em 2010, Stana Katic começou uma iniciativa global chamada Altenative Travel Project. Esse projeto encoraja a todos, em qualquer lugar do mundo – mas, especialmente na cidade que gira ao redor dos carros, Los Angeles – a não utilizar o carro por pelo menos um dia. A campanha tem sido um tremendo sucesso, fazendo com que pessoas de todos os cantos do planeta se unissem à causa. A atriz espera um dia ver todos os estúdios de Los Angeles ligados por transporte público, ciclovias e aos aeroportos LAX e Burbank.
Em 2011, Stana Katic contracenou com Richard Gere em Codinome Cassius 7, como uma prostituta que faz parte de uma conspiração para levar Paul Shepherdson (Richard Gere) ao mundo maquiavélico de Washington. Nesse mesmo ano, foi anunciado na Comic-Con International que ela daria voz à Talia al Ghul, no novo jogo do Batman, Batman: Arkham City. “(dublar) Se parece mais com cantar do que atuar, sabe? Parece cantar com emoção.”
Em 2008, Stana Katic havia criado sua própria produtora, a Sine Timore (do latim “Sem Temores”) Productions, mas somente em 2013, a produtora adquiriu o direito para sua primeira produção, The Marriage of True Minds. Em 2014, a produtora adquiriu e iniciou a pré-produção de Elephant Winter.
Seus trabalhos não pararam por aí, em Big Sur (2013), Stana Katic interpreta a lenda da vida real, Lenore Kandel, uma poetisa de San Francisco que sem querer acabou desempenhando um papel central na revolução cultural da década de 1960, escrevendo um poema gráfico de 825 palavras sobre o amor do ponto de vista de uma mulher. Em CBGB – O Berço do Punk Rock (2013), filme que conta a história do surgimento do bar de mesmo nome em New York, Stana Katic interpreta Genya Ravan, a vocalista da banda de rock americana composta só por mulheres, Goldie & the Gingerbreads.
Ainda em 2013, Stana emprestou sua voz novamante para mais dois trabalhos. Em Superman: Sem Limites (2013), a atriz dá voz a ninguém menos do que Lois Lane, ao lado de Matt Bomer, voz de Superman e sua colega de elenco de Castle, Molly Quinn, voz da Supergirl. Ela também foi a narradora de duas histórias no audiolivro editado por George R.R. Martin (escritor de Crônicas do Gelo e Fogo) e Gardner Dozois, Dangerous Woman: Some Desperado, escrita por Joe Abercrombie e Pronouncing Doom, escrita por S.M. Stirling.
Stana Katic é apaixonada por filmes independentes e é por isso que durante o verão, nos intervalos de gravações de Castle ela se dedica à sétima arte. Em 2014, a atriz esteve na Itália gravando Lost in Florence, que conta a história de um ex-astro do futebol americano universitário que, ao visitar o país, se envolve com um perigoso esporte, o Calcio Storico. Em 2015, a atriz mal respirou durante suas “férias” de verão: ela esteve na Jordânia por um mês gravando o filme do diretor Amin Matalqa, The Rendezvous, que conta a história de uma dupla que é levada a uma corrida mortal para encontrar um sagrado Manuscrito do Mar Morto escondido na antiga cidade de Petra; e, de volta à Los Angeles, ela emendou a gravação do filme Sister Cities, baseada na peça de Colette Freedman, que conta a história de quatro irmãs afastadas que se reúnem após o suposto suicídio da mãe delas.
O compromisso de Katic com seu trabalho chamou a atenção dos grandes nomes da indústria de Hollywood e lhe rendeu o respeito de seus colegas. Seu objetivo é dar forma a personagens memoráveis tão convincentes que o público se perca na história por um momento maior que permanecerá por muito tempo após o fim de sua atuação. “Eu acredito sinceramente que a maior realização que uma pessoa pode ter nas artes cênicas é ajudar as pessoas a transcender. Ajudar as pessoas a saírem de si mesmas por um momento e, talvez, mudarem, através de uma experiência que o artista oferece.”
Além de possuir em seu currículo três People’s Choice Awards: um por Atriz Favorita de TV: Drama (Favorite Dramatic TV Actress – 2014) e dois por Atriz Favorita de Drama Policial (Favorite Crime Drama TV Actress – 2015 e 2016), Stana Katic também possui um PRISM Award (2012) por sua atuação no episódio 4.09 “Killshot“, de Castle. A atriz também possui um Alumni Award for Excellence in the Arts (Prêmio de Excelência nas Artes para Ex-Alunos, em tradução livre), dado a ela em 2013 pela faculdade na qual ela estudou artes cênicas, a The Theatre School of DePaul University.
Preocupada com o meio-ambiente, Stana Katic não só participa regularmente de eventos sobre a mobilidade em Los Angeles, mas a atriz também se juntou ao “Young Hollywood Board” (Conselho da Juventude de Hollywood, em tradução livre) da Environmental Media Association, no final de 2014 e estampou a campanha de reciclagem da Recycle Across America.
Ademais, Stana Katic também acredita que investir na educação e saúde de crianças para que elas possam aprender e se transformar em adultos brilhantes é um investimento para a humanidade. Por isso, ela defende projetos com foco em educação e cuidados de saúde de crianças pelo mundo, seja apoiando o trabalho de médicos em hospitais infantis, coordenando doações regulares a orfanatos na Índia, participando de painéis em um festival de filmes infantis na República Tcheca (2010) ou defendendo a alfabetização de crianças em ações nos Estados Unidos.
Em 25 de abril de 2015, Stana Katic casou-se com seu namorado de longa data, Kris Brkljac (consultor empresarial), em uma cerimônia privada em um mosteiro familiar na costa da Dalmácia, Croácia.
Atualmente, Stana Katic mora em Los Angeles com seu marido e seu pastor alemão de 1 ano de idade (2015), fala 5 línguas e tem dupla cidadania nos Estados Unidos e Canadá.