Por Magdalena Gigova

Stana Katic, conhecida na Bulgária como Kate Beckett, da série Castle, deu uma entrevista à imprensa. O encontro foi em um hotel, em Atenas, o Astir Palace Hotel, onde a atriz conversou com a imprensa dos países Bálcãs. Natural, sorridente e atenta, ela conversou com todos, por 15 minutos.

Antes da entrevista, os jornalistas foram informados das regras da Disney: sem perguntas sobre política, religião ou vida pessoal. Agradeço à Fox Bulgaria pela oportunidade.

Você tem muito orgulho das suas origens Bálcãs. Por favor, conte-nos mais sobre ela.
Stana Katic:
Meus país nasceram um rio de distância um do outro, o rio Cetina, que está localizado na costa da Dalmácia. Tenho parentes na Sérvia, em Montenegro e na Croácia e estou feliz pela oportunidade de viajar e visitá-los. Esses lugares são realmente maravilhosos – eu estive lá muitas vezes, durante o verão, quando eu era pequena. Estes lugares têm uma história rica que ainda é autêntica. E, hoje em dia, no campo, a vida é simples e a agricultura é verdadeira, e isso é muito fascinante.

Todos esses lugares são vizinhos da Bulgária. Você já esteve no país ou ainda não?
Stana Katic: Sim, já estive.

É mesmo?
Stana Katic: 
Sim, estive em Sofia e foi muito divertido. Na verdade, eu conheci um escultor búlgaro. O filho dele, Todor ou Theodoro. Ele fez uma escultura maravilhosa de uma mulher que está em um bulevar, no centro de Sofia. Foi ótimo. Estive em Sofia a negócios e tive a oportunidade de conhecer a área. Foi um tempo bem gasto. (Nota da autora: Foi falado de Tom, o filho do escultor George Chapkanov, autor da estátua de Santa Sofia. Todor Chapkanov trabalhou como diretor nos Estados Unidos e faz vários filmes para diversas companhias.)

Você provavelmente não sabe que, na Bulgária, Castle é uma série muito popular. Até mesmo os livros de Nikki Heat, “escritos” por Richard Castle, foram traduzidos. Minha pergunta é: geralmente a história termina com um beijo, no casamento dos personagens principais. Me diga o que acontecerá na sétima temporada. Pois o criador da série, Andrew Marlowe, promete muitas surpresas. Conte-nos uma delas!
Stana Katic: 
Para dizer a verdade, eu não sei! No momento, eu estava filmando em Florença e vim para cá, por um tempinho, para me encontrar com os jornalistas dos países Bálcãs. Contudo, eu ainda não sei o que acontecerá na sétima temporada. Esta é a verdade. Estarei de volta a Los Angeles e começarei a gravar em meados de Julho, então ainda não temos nem o roteiro. Eu não faço ideia, mas tenho certeza que será interessante.

Você está pronta para um bebê? Digo, Kate Beckett.
Stana Katic: Acho que a personagem ainda não sabe. Eu concordo com o que quer que eles decidam fazer com Kate Beckett. Parece que os produtores querem um. Ou será que Castle e Beckett se casarão primeiro? Só dá para tentar adivinhar. Eu não sei o que acontecerá.

A série é repleta de humor. Compartilhe uma história de bastidor engraçada.
Stana Katic: 
Oh, nós rimos muito no set e nos bastidores. Recentemente, gravamos um episódio com o tema dos anos 70. Um dos personagens, interpretado por John Pauline, manteve sua mente nos anos 70 e temos que fingir que também estamos nessa era, para conseguir o relato dele. Todos estão vestidos com as roupas típicas e se esforçaram para fazer parecer como se estivéssemos nos anos 70. Uma das cenas foi em uma discoteca típica da época. Depois do episódio, fui abordada por um homem que me parecia vagamente familiar e que falou comigo. Eu olhei para ele e não sabia quem ele era. Eu tentei me lembrar de onde eu o conhecia. Tentei me lembrar se ele era alguém com quem eu já havia gravado alguma vez. E ele ainda estava falando comigo, muito amigável, mas aquelas roupas e o cabelo não faziam sentido. Acontece que ele era Seamus Dever, com quem eu atuei por seis temporadas em Castle. Ele interpreta Kevin Ryan, parceiro de Esposito. Fiquei muito surpresa! Há momentos engraçados nos bastidores, quando gravamos episódios temáticos. Como você pode ver, às vezes, meus próprios colegas de elenco me surpreendem.

Kate Beckett é uma heroína de ação. Você também se parece com uma. Você se interessa por falcoaria, arco e flecha, andar a cavalo, andar de trem… Mas, por natureza, você se parece com a sua personagem? Ou não muito?
Stana Katic: Eu acho que durante o processo de criação de um personagem, você inclui muito do seu próprio mundo. Sua personalidade afeta os cineastas e os roteiristas. Kate é uma personagem fictícia, mas somos parecidas na aparência e eu realmente a admiro. Ela é uma personagem interessante. Beckett é muito honesta, forte e luta pela justiça, fazendo dela uma heroína nos meus olhos, então é muito legal interpretar uma personagem assim. Mas ela não é perfeita, permitindo com que as pessoas possam se identificar mais facilmente com ela. Kate tem defeitos, tornando-a mais plausível.

E tem menos que você?
Stana Katic: Eu acho que em mim, há alguns, que eu uso como exemplo, assim como aqueles que são parte do processo de criar a personagem.

Seus livros preferidos são Zorba, o Grego e O Mestre e a Margarida. Eles são bastante sábios e filosóficos. Por que você prefere este tipo de literatura? Talvez isso esteja profundamente enraizado em sua alma?
Stana Katic:
 Zorba, o Grego é uma história fenomenal, ele é um personagem inspirador e foi ótimo ver como o chefe dele muda, lentamente, conforme ele passa mais tempo com Zorba. Foi maravilhoso traçar a história de amor peculiar entre esses dois personagens que se tornam amigos. O livro é incrível! O Mestre e a Margarida, claro, é outro tipo de história de amor vindo de um extraordinário mundo surreal. Há tanto humor irônico neste livro.

Um pouco negro.
Stana Katic:
Sim, definitivamente, humor negro. Mas estes são alguns dos livros que mencionei. Eu adoro ler e tenho uma lista completa de livros preferidos e esses são apenas dois dos muitos que adoro.

Você já leu algum livro de um autor búlgaro?
Stana Katic:
Eu não sei se eu já li. Quero dizer, eu devo ter lido, mas eu não sabia que ele era búlgaro. Um dos meus autores preferidos dos Bálcãs é Ivo Andric, que ganhou um Prêmio Nobel em literatura.

Por favor, conte-nos sobre a sua organização, você lida com tantas causas, mas elas não são muito conhecidas na Bulgária. Sua personagem é conhecida, mas as suas ideias, não.
Stana Katic:
Eu fundei uma iniciativa chamada Alternative Travel Project, cuja meta é fazer com que as pessoas não usem muito o carro. Talvez, para muitos europeus, isso soe normal, mas, em Los Angeles, automóveis são parte integrante de nossa sociedade, tudo gira ao redor dos carros, toda a nossa vida. Por ter viajado pelo mundo, percebi que os países em desenvolvimento sempre favorecem a criação de uma sociedade que gira em torno do carro. Assim, o objetivo deste projeto é encorajar as pessoas a viajar de ônibus, usar o transporte público, andar de bicicleta, caminhar, pois há tantos benefícios que essas atividades oferecem. Para mim, como atriz, foi uma ótima maneira de sentir que eu estava fazendo algo importante para o nosso país e para nós. Tudo isso ajuda a economia local, contribui com a saúde humana, com o meio-ambiente…

Quando você faz parte da cidade, andando ou usando o transporte público, você vai conhecê-la melhor. Pois, quando você viaja em velocidade mais baixa, você, na verdade, conhece as pessoas que são donas de um pequeno comércio, o jeito que você fala com eles. Então, você começa a notar a adorável arquitetura, os parques, as flores e tudo é tão inspirador. Eu viajei muito. Estive em países como a Mongólia e o Peru. Alguns desses países estão em um período de transição. Eles mudam de um tipo de economia para a outra e, enquanto eles passam para a próxima etapa do seu ciclo econômico, eles sempre pensam em infra-estrutura. Eu acho que levar o país e seus cidadãos a pensar um pouco mais sobre a infra-estrutura cria prosperidade. Pois as cidades sempre existiram, os carros, não. Então, quando você pensa em uma cidade, para criar uma sociedade onde as pessoas estão preocupadas com o ambiente em que vivem, criar um mundo seguro e positivo, é legal encontrar um equilíbrio entre os dois, entre o carro em movimento e o caminhar.

Outros projetos dos quais eu tento participar estão relacionados a ajudar crianças carentes. Conectar-me com hospitais e orfanatos ou outros tipos de instituições de caridade que se importam com a criação de um impacto positivo do estado e do ambiente, em deixar uma marca positiva na vida das crianças.

Parece ótimo! Você é uma cantora talentosa. Você tem planos de gravar um álbum?
Stana Katic:
Eu adoraria gravar um álbum, mas eu não tenho planos de fazê-lo. Um dia, seria maravilhoso. Mas eu só me divirto cantando, é um prazer cantar no chuveiro.

No chuveiro?
Stana Katic:
Sim, exatamente, no chuveiro! Por enquanto.

Por favor, diga algo especial para os telespectadores da Bulgária.
Stana Katic: Eu gostaria de parabenizar todos os telespectadores búlgaros. Eu gostaria de agradecê-los por assistir Castle e por me “acompanharem” durante esta aventura extremamente maravilhosa.