Desde a criação da sua própria organização sem fins lucrativos, em 2010, o Alternative Travel Project, Stana Katic faz questão de defender a importância de termos um estilo de vida mais ecológico e saudável. Assim, em 2014 a atriz passou a ser membro do conselho da Environmental Media Association, uma associação que trabalha para impulsionar a agenda sustentável e inspirar um comportamento ambiental responsável, gerando uma mudança positiva na indústria do entretenimento.

Confira a entrevista de Stana Katic ao AMA, traduzida pela nossa equipe.

A coisa maravilhosa sobre a vida ecológica: uma conversa com o membro do conselho da Environmental Media Association, Stana Katic

1. Como e quando você se tornou consciente sobre como o seu estilo de vida afeta o planeta?
Eu acho que muito disso foi apenas parte da minha criação. As pessoas da minha família sempre tiveram jardins e árvores frutíferas; muitos dos meus familiares tinham criação de animais em casa. Então, a importância das fontes de alimentos livres de agrotóxicos e a mentalidade de “nada é desperdiçado” foi algo com o qual eu cresci. Suspeito que se importar com o meio ambiente foi aflorado naturalmente dessa criação.

2. O quão importante é para as celebridades e influenciadores a encorajar as pessoas a serem ecológicas?
As pessoas com um grande alcance nas redes sociais podem ser educadores particularmente úteis. As opções de estilo de vida que são gentis com o nosso ambiente natural são, muitas vezes, divertidas, saudáveis e fáceis. Destacar as questões úteis pode fazer muita coisa para gerar novas e melhores ideias de “como fazer melhor”.

Também, podemos trazer ao conhecimento os atuais eventos que podem não ser cobertos pela mídia convencional, mas são particularmente vitais para o meio ambiente.

Por fim, as pessoas públicas podem ser fundamentais em fazer a propaganda que a nova tecnologia verde necessita para que ela seja lançada no mercado e tornar os produtos acessíveis a todos.

3. Você sente que o seu público está começar a adotar alguns dos seus hábitos ecológicos?
A membro do conselho do EMA, Amy Smart, postou um vídeo que destacava uma maneira inteligente de facilitar a compostagem. Foi uma coincidência, já que eu estava procurando por meios mais eficientes de criar um composto bom e interessante para as minhas árvores frutíferas. Então, como membro do público, eu posso dizer que definitivamente adotei os hábitos ecológicos de outras pessoas.

4. Com o 27º Annual EMA Awards se aproximando, qual é a sua lembrança preferida da premiação?
Eu fiz parte do comitê que julgou documentário um ano. Foi o ano em que Geneticamente Modificados Virunga foram indicados. Todos os documentários daquele ano foram impactantes e interessantes. Fiquei emocionada com eles e fiz questão de falar sobre como um desses projetos em minhas redes sociais. Foi um privilégio servir para ampliar o alcance deles e o público deles, através do EMA Awards.

5. Você acha que as pessoas na Europa e no Canadá estão mais suscetíveis a serem mais ecológicas do que aqui nos Estados Unidos?
Não necessariamente. A infra-estrutura da cidade, como a gestão de resíduos (com receptores de reciclagem e compostagem a nível nacional) ou o transporte público eficiente podem ser mais desenvolvidos fora dos Estados Unidos – o Japão é admirável em ambas as frentes. Mas, no que diz respeito ao americano comum, vejo muitas cidades pequenas e comunidades que são muito diligentes em proteger os seus cursos de águas naturais de agentes poluentes, por exemplo. E, também, existe todo esse movimento “da fazenda para a mesa” que está trazendo uma demanda maior para os agricultores de alimentos de estilo comercial e de origem local.

A coisa maravilhosa sobre viver “verde” é que, muitas vezes, isso implica em decisões simples que, de muitas maneiras, criam um estilo de vida mais saudável e mais satisfatório; e eu acho que os americanos, especialmente os pequenos agricultores e os inovadores de tecnologia verde, estão fazendo um excelente trabalho em liderar o caminho para alimentar nossos corpos e nossas comunidades rumo a um futuro saudável e lucrativo.

Read English version